Não perca nenhum lance do Mengão!

Receba as últimas notícias, análises táticas e informações exclusivas do Flamengo diretamente em seu e-mail.
Seu acesso VIP será enviado para seu mail!

Convite Liberado

Já estamos na sua caixa de entrada!
quarta-feira, 23 outubro, 2024

Conheça os 10 maiores Clubes de Futebol Americano do Brasil.

O Flamengo FA foi fundado em 2013, mas sua história vem de muito antes.
08 de abril de 2017
Jogadores de Futebol Americano do Flamengo entrando em campo – Foto: Jayson Braga

ENTRE JARDAS: Fizemos em fevereiro uma lista com dez jogadores de cada região do Brasil para que nosso público começasse a conhecê-los. Sabemos da abrangência do nosso portal e além de servir como um incentivo para que nossos leitores começassem a ir aos estádios também serviria como uma homenagem pelo esforço destes atletas.

Pois bem, o futebol americano é um esporte coletivo e sem aquela linha ofensiva segurando os defensores nunca que um quarterback o running back iria se destacar. Então resolvemos fazer uma homenagem mais “coletiva”, apresentando dez times que vocês têm que conhecer. Como somos praticamente um continente, começaremos pelo Sudeste.

Vale lembrar que as equipes não estão por ordem de importância, ok?

Flamengo FA:

O Flamengo FA foi fundado em 2013, mas sua história vem de muito antes. Oriundo do Rio de Janeiro Imperadores, primeira equipe de futebol americano carioca a jogar na grama (lá o FA de areia é mais antigo), já começou com um projeto enorme com vários atletas de ponta que vinham do Fluminense Imperadores, campeão nacional em 2011.

As cores e o nome mudaram, mas o espírito vencedor continuou o mesmo, e ainda que não tenha sido campeão nacional o Flamengo FA já participou de duas finais do campeonato brasileiro, perdendo em 2013 para o Jaraguá Breakers – Torneio Touchdown – e Timbó Rex, no Brasil Bowl 2016.

Corinthians Steamrollers:

Outra equipe que enverga o escudo de um dos maiores times de futebol do Brasil e que fez por merecer, afinal, o Steamrollers é bi-campeão nacional. Venceu as edições de 2011 e 2012 do Torneio Touchdown derrotando o Vila Velha Tritões e Vasco da Gama Patriotas, respectivamente. Passando por reformulação no ano passado não chegou a final de nenhuma competição, mas este ano é um dos favoritos da SPFL.

Sada Cruzeiro FA:

Quem pensa que a equipe do Sada Cruzeiro não tem nenhuma tradição se engana, afinal a equipe é o BH Eagles – que começou como Get Eagles – com apoio da equipe de futebol de Minas. Venceu a Liga Nacional do ano passado e depois de contratar vários atletas de seleção brasileira surge como força do campeonato nacional que será organizado pela BFA. Está fazendo um trabalho muito interessante tanto dentro quanto fora de campo.

Vila Velha Tritões:

A equipe “alaranjada” do Espírito Santo tem muita tradição no futebol americano nacional. Uma das precursoras do esporte, a equipe foi campeã nacional em 2010 e perdeu a final em 2011. Revelou muitos atletas que hoje jogam em outras equipes e também na seleção brasileira. Até hoje muitos atletas que vestiram a camisa da equipe em 2010 relatam com emoção a partida épica contra o Vasco Patriotas em 2010 na Vila Belmiro.

Lusa Lions:

Listas são complicadas de fazer, afinal o Sudeste é muito grande. Mas não poderíamos deixar de colocar a atual campeã da SPFL e finalista da Conferência Oeste da Superliga Nacional do ano passado. Além disso – desde a época de Rhynos – vêm em franca evolução.

Além de contar com um excelente grupo de atletas em seu time de full pads, como Catullo Góes, Vinícius Seiya e Leandro Fratini, a equipe ainda têm times de flag football e até de e-sports. Primeira equipe a mandar jogos frequentemente em um grande estádio (Canindé, em São Paulo), a equipe hoje é uma das únicas que gera receita para sua parceira, a Portuguesa de Desportos. Outro dado importante é que a equipe nunca utilizou nenhum jogador norte-americano em seu elenco, provando que é possível fazer o futebol de lá com atletas nacionais.

Vasco da Gama Patriotas:

Uma das melhores equipes do país durante muitos anos, o Vasco Patriotas esteve sempre nos playoffs desde sua fundação em 2010, fruto da união do Blaze FA e do Rio de Janeiro Patriotas. De lá para cá foram quatro finais do Torneio Touchdown, sendo campeão em 2014. Na Superliga Nacional do ano passado perdeu a final da conferência para o rival Flamengo e promete vir ainda mais forte para o nacional deste ano.

São Paulo Storm:

Uma das primeiras equipes fundadas no Brasil tem atletas em várias categorias do esporte, desde o flag football masculino e feminino até o full pads. Foi tetra campeão paulista e vice-brasileiro de 2009. Atualmente é o vice campeão paulista e disputa a SPFL, sendo um dos favoritos, afinal, chegou na final ano passado. Reestruturou sua comissão técnica e promete  muita força no campeonato nacional deste ano.

Minas Locomotiva:

O atual campeão mineiro decidiu não participar da competição estadual deste ano, porém já venceu por três vezes o certame, incluindo 2016 quando as equipes fizeram a final no Mineirão. A equipe também disputou a Superliga Nacional e venceu por duas vezes, porem ficou de fora dos playoffs. Atualmente conta com o treinador John Booker, que teve passagem pela NFL.

Botafogo Reptiles:

A equipe alvinegra começou nas areias ainda como Reptiles, e depois de levantar alguns troféus do Carioca Bowl resolveu se aventura nos campos. A aventura tem sido muito boa e a equipe está sempre chegando nos playoffs, com destaque para a semifinal de 2014 do Torneio Touchdown. Atualmente conta com alguns jogadores da seleção brasileira, com destaque para o quarterback Ramon “Mamão” Mártire.

Santos Tsunami:

A equipe praiana foi fundada em 2010 em uma parceria do Tsunami American Football e o Santos Futebol Clube. Desde aquela época a equipe sempre esteve envolvida com a mídia e chama a atenção pelo apoio que recebe do clube e principalmente de seus torcedores. Começou a disputar torneios nacionais em 2011 e ficou muito perto dos playoffs da Superliga Nacional do ano passado. Foi um dos protagonistas do primeiro Monday Night Football da história do Brasil ao receber o Corinthians Steamrollers na Vila Belmiro.

Uberlândia Lobos:

Para fechar nossa lista uma equipe tradicional nos campeonatos nacionais. Os Lobos do interior de Minas estão na ativa desde 2008 e sempre lutando por um lugar entre os primeiros. Por duas vezes foi vice-campeão mineiro, além de disputar e vencer vários torneios regionais. Disputou ano passado a Liga Nacional e terminou em terceiro no seu grupo. Também participou de quatro edições do Torneio Touchdown, sendo representante de Minas ao lado do Ipatinga Tigres.

Leia também:
Carregar mais
Comentários
1
nufasnudfa
451 dias atrás
Coritiba crocodiles tem só 3 nacional
Responder
Responder para nufasnudfa

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *