Rodinei se torna "recepcionista" de gringos no Flamengo.
Guerrero e Rodinei, jogadores do Flamengo – Foto: Divulgação |
GLOBO ESPORTE: Titular da lateral-direita no começo de 2016, Rodinei viu Pará tomar conta da posição no decorrer do ano passado. Mas com a expulsão do amigo/concorrente no Fla-Flu do último domingo, o jogador de 25 anos terá uma nova oportunidade de mostrar serviço no Flamengo. Será neste sábado, no clássico contra o Vasco, pelas semifinais da Taça Rio, às 18h30, no Maracanã. O atual titular da posição cumpre suspensão.
Rodinei, o tradutor dos gringos no Flamengo
Fora das quatro linhas, Rodinei vai muito além de ser uma opção no banco de reservas. Em um elenco cada vez mais recheado de estrangeiros (sete no total: Guerrero, Trauco, Berrío, Cuellar, Mancuello, Donatti e Conca), o paulista de Tatuí virou o “tradutor dos gringos”. É ele quem toma a dianteira nas brincadeiras para entrosar os jogadores que vêm de outros países, como os recém-chegados Trauco, Berrío e Conca.
– Tem essa resenha que o Rodinei é o tradutor dos gringos, né? Eu brinco que sei espanhol, mas na verdade nem sei falar nada. Se eu “hablar” espanhol com eles, não consigo. Eu brinco e falo “Buenos dias, me gusta te ver uma mañana más”. Ajudei muito o Cuellar a falar português e devagarzinho vou aprendendo alguma coisa em espanhol com eles também, como o Berrío, Trauco, que chegaram agora… – conta Rodinei, cujo melhor amigo é o colombiano Cuellar.
Nessa “onda” de tradutor, Rodinei admite que prega algumas peças nos gringos. Porém, garante não exagerar, pois sabe que no futuro pode estar do outro lado, tendo que se adaptar a um novo idioma em um outro país:
– A gente zoa também. Tem algumas coisas que a gente fala que eles perguntam “O que que vocês estão falando?”. E a gente faz a brincadeira. Mas eu procuro sempre ensinar da maneira correta, porque se um dia eu estiver lá do lado deles eles vão ter que me ensinar do jeito certo.
Zé Ricardo aprova; Guerrero brinca
O técnico Zé Ricardo aprova as brincadeiras. Para o treinador, a iniciativa de Rodinei em recepcionar os estrangeiros ajuda no bom clima do grupo:
– Rodinei é uma figura. Está sempre brincando com eles (os estrangeiros), traduzindo tudo para eles… E isso, de uma forma ou de outra, acaba criando um bom ambiente para a gente. E é isso que a gente procura. Sabemos a importância de um ambiente sadio, onde todos tenham vontade e gostam de estar juntos – disse Zé.
Mas pergunte para Guerrero, um dos “alvos” de Rodinei, sobre as brincadeiras do lateral. O atacante peruano, aos risos, disse que o companheiro de elenco pega muito no pé dos estrangeiros:
– O Rodinei é muito chato! Ele tenta falar espanhol, mas não consegue! Ele fala portunhol! E toda hora que chega um gringo aqui ele encosta nele e fica ali, chatão! Mas é muita união dentro do time, mas acho que essas brincadeiras, esse bom humor que a gente tem, esse bom papo se vê refletir dentro do campo. Todo mundo se ajuda – brincou.
Rodinei tem 47 jogos com a camisa do Flamengo. E seu retrospecto é positivo: são 23 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O lateral marcou um gol, no ano passado, na goleada por 5 a 0 sobre a Portuguesa. Esse ano, das 15 partidas do Rubro-Negro na temporada, atuou em oito, tendo começado cinco delas como titular.