Flamengo e Adidas, uma parceria de sucesso.

Flamengo e Adidas, uma parceria de sucesso.

Um se chama Flamengo e o outro se chama Adidas. Os dois são mundialmente muito bem conhecidos, sendo que o primeiro é latino-americano, mais precisamente brasileiro e carioca da gema. O segundo é europeu, proveniente da gélida região germânica e foi fundado após a união de dois irmãos que resolveram confeccionar sapatos esportivos na pequena cidade de Herzogenaurach, Alemanha.

Essas duas potências mundiais se uniram no ano de 1980, quando resolveram firmar uma das maiores parcerias da história do futebol mundial que se estendeu até 1992. Nessa parceria, cada um tinha suas devidas funções e deveres a cumprir. O Flamengo tinha como dever divulgar a marca mundo afora, ganhar títulos expressivos e gerar enormes receitas ao parceiro. Já a Adidas tinha como dever providenciar o vestuário e compartilhar as receitas oriundas das vendas de produtos licenciados com seu novo parceiro.

Rumo as conquistas!!

Após esse breve resumo sobre o início da parceria, vamos falar sobre o que de fato interessa. Vamos falar de Flamengo!! Afinal estamos aqui para isso, correto? Logo de início, no primeiro ano dessa parceria, o Mais Querido já tratou logo de arregaçar as mangas, solidificar a parceria e por em prática suas obrigações, ganhando seu primeiro campeonato brasileiro em 1980, num jogaço contra o fiel freguês Atlético Mineiro, com dois gols de Nunes e um de Zico. Em 1981, ano de ouro na história do clube, papamos as duas principais competições mais desejadas pelos clubes latino-americanos, Taça Libertadores da América e Mundial de Clubes, isso tudo jogando o fino do futebol. Mas não parou por aqui não, teve mais!!

Em 1982 e 1983 ganhamos os dois campeonatos brasileiros, sendo que o campeonato de 1982 foi decidido contra o Grêmio, onde vencemos a partida por 1 x 0 com gol de Nunes e o campeonato de 1983 foi decidido contra o Santos, com um baile rubro negro de tirar o fôlego, enfiando um 3 x 0 com gols de Zico, Leandro e Adílio. Após esses 4 anos de pura magia, ficamos 3 anos sem grandes conquistas. Sabem como é, né? Os outros choram, se corroem de inveja e nós como bons samaritanos, fomos cordiais com os demais, senão a superioridade ficaria muito evidente.

Então chegou 1987, famosa Copa União. O pessoal não se cansa de insistir no fato de que não fomos campeões brasileiros esse ano, por nos recusarmos a disputar a final contra um time que conquistou o módulo Amarelo, vulgo série B. Eu faço a todos vocês torcedores a seguinte pergunta: Porque deveríamos disputar o título de campeão brasileiro do ano de 1987 com um time que ganhou a série B? Vocês por acaso já viram isso acontecer em qualquer outro campeonato brasileiro disputado? Eu nunca vi e tenho certeza que todos vocês também não viram. O negócio é o seguinte, somos os campeões brasileiros de 1987 e ponto final, inclusive com reconhecimento de todos os times pertencentes ao Clube dos 13, sendo que atualmente, muitos desses ainda tentam puxar nosso tapete, não é São Paulo? Chega de mimimi e entreguem a Taça das Bolinhas por favor!!!

Bom, após o desabafo em relação ao título de 1987, chegamos na década de 90, 1992 para ser mais exato. Nesse ano, nosso Mengão veio aos trancos e barrancos durante o campeonato brasileiro, as vezes jogava bem e em outras não jogava nada. Deu pro gasto!! Com um futebol pra lá de mediano, nos classificamos na primeira fase em quarto lugar dentre os oito que iriam adiante na fase final do campeonato. Na segunda fase, os oito times classificados foram divididos em dois grupos de quatro, com um formato de disputa onde as equipes se enfrentavam entre si dentro de cada grupo, onde iria a final o time que ficasse com a primeira colocação do grupo. Aí vocês já sabem o que acontece, não é? Flamengo é Flamengo, deixou chegar, complica!! Enfim, chegamos a final contra o time que vinha arrasando no campeonato, o “Bostafogo”, mais um fiel freguês. Veio o primeiro jogo da final e pronto, um sacode pra cima dos vira-latas, 3 x 0 sem perdão e com direito a um show de futebol do nosso maestro Júnior que comeu a bola, fez gol, deu assistência, deu duas canetas seguidas no “Renight Gaúcho” e acabou com o jogo. No segundo jogo e praticamente com o título em mãos, ficamos no 2 x 2 e levamos a taça pra casa. Aqui nos tornamos o primeiro time pentacampeão brasileiro de futebol. CBF, cade a nossa Taça das Bolinhas? Essa taça é nossa!!

Fora todas as conquistas citadas acima, ainda ganhamos 3 carioquetas (1981, 1986 e 1990) e também uma Copa do Brasil (1990). Isso sim é uma parceria de dar inveja a qualquer mortal!!

O Rompimento!!

Como todos nós já ouvimos dizer por aí, tudo tem começo, meio e fim. Pois é!! Em 1993, chegamos no fim de uma parceria que nos rendeu um título de Mundial de Clubes, um título da Libertadores da América, um título da Copa do Brasil, três títulos do Campeonato Carioca e nada mais nada menos que cinco títulos do Campeonato Brasileiro, sim, eu disse cinco!! Não é pouco não galera, é muita coisa!! Por conta disso, é considerada uma das maiores parcerias já existentes na história do futebol mundial entre um clube e uma fornecedora de material esportivo.

Não quero ficar enchendo muita essa linguiça aqui não, porque quero chegar logo na parte mais interessante sobre esse post, mas antes disso vou citar as outras empresas que nos forneceram material esportivo. De 1993 até 2000 tivemos a Umbro como fornecedora de material, e na minha humilde opinião, foi o único uniforme feio que eu já vi o Flamengo usar. Em seguida veio a Nike de 2000 até 2009, super empresa de material esportivo, não é mesmo? Mentira!! Essa empresinha de meia tigela, que se diz a maior do mundo, além de nos pagar pouco e atrasado, ainda tinha a audácia de não entregar os uniformes, fazendo com que nossos atletas reutilizassem os mesmos uniformes de partidas anteriores durante meses. Os caras não podiam nem trocar camisa no final do jogo, que maluquice!!

No ano de 2009, cortamos relação com a Nike e apostamos na parceria com a Olympikus, que durou até o final de 2012. Essa sim é uma patrocinadora de respeito, veio com boa vontade e comprou os projetos do Mengão. Ajudou em contratações e salários de atletas, ajudou na construção do Museu e também da Fla-Concept na Gávea. Valeu Olympikus!!

Adidas e Flamengo, uma parceria de sucesso

Adidas e Flamengo, uma parceria de sucesso. Créditos da charge para Carlos Alberto Valério Júnior.

Video – Flamengo & Adidas – Aguardem

Link – Suposta camisa do Flamengo 2013 Adidas

O ressurgimento da parceria!!

Em meados de 2012, nossa maior parceira de todos os tempos, a Adidas, nos procurou novamente e foi inviável deixá-la de lado sem ouvir sua proposta. Além do interesse da mesma em nos patrocinar e com um status de ser a maior empresa do mundo de material esportivo, na minha opinião, vieram as lembranças dos doze anos mágicos da existência do Mengão de 1980 até 1992, um sentimento nostálgico que faz qualquer flamenguista vibrar de emoção, as lembranças de todos os títulos conquistados, obviamente um caminhão de dinheiro e também um baita status, alçando o Mengão ao posto de ser um dos Top Five da empresa. Não podia ser melhor!!

Com todas essas oferendas, foi uma mera questão de tempo até que todos os detalhes desse patrocínio fossem finalizados para que voltássemos a ter a Adidas como nossa parceira novamente. Assim sendo e após todos os últimos ajustes, vem aí o dia primeiro de maio onde entra em vigor um novo contrato com duração de dez anos. A ansiedade de todos é tão grande quanto o tamanho do Mengão, queremos saber das camisas, das ações de marketing, da possibilidade de vir um grande jogador para vestir o manto, etc…

Enfim, estaremos novamente vestindo nosso manto sagrado, com nossa maior parceira de todos os tempos e com a esperança de que viveremos novamente tudo aquilo que vivemos no passado. Eu vou aproveitar a oportunidade de estar aqui me expressando a vocês através desse post, para dizer que o ditado mencionado na sessão “O Rompimento” é diferente do que estamos acostumados a escutar e eu vou lhes dizer abaixo.

Tudo tem começo, meio, fim e um recomeço!!

Flamengo e Adidas, uma nova parceria de sucesso!!

Rate this post

Cansado de seu Emprego Atual, Gosta de Futebol, que Tal Faturar Enquanto assiste seu Jogo Favorito

Alexandre Peyon

Sou autor neste blog e gostaria de debater com todos aqui presentes os diversos assuntos sobre o Mais Querido. Espero a presença de todos para que possamos manter uma linha de debates e opiniões.

Website: https://crflamengo.net

5 Comentários

  1. Diego Ortiz

    Show alexandre, parabéns pelo post! Muito bom. Estamos anciosos pela adidas e por tudo que ainda está por vir

  2. Ansiedade a todo vapor.
    Particularmente, venho esperando por isso desde que que NAIQUE dos infernos começou de putaria.
    Aplaudo e agradeço todo o profissionalismo, empenho, parceria e camaradagem do pessoal da OLK, mas… ADIDAS é ADIDAS. Como foi muito bem falado acima, é uma questão de nostalgia, empatia das mais fortes.
    FLAMENGO e ADIDAS é questão de QUÍMICA PURA.

  3. vladimir

    excelente resumo de tudo que rolou no periodo da parceria adidas e fla, quanto a taça de bolinhas, nós vimos nesta semana que o Sr. Rógerio senne e o São paulo se merecem pois não sabem perder, o Rógerio é escroto e perde a oportunidade de ser um dos maiores atletas de todos os tempos do futebol brasileiro pois não sabe reconhecer quando é inferior.

  4. Wládmir Cavalcante

    Só um comentário, O mengão, ganhou o Brasileiro de 1980, que foi disputado no primeiro semestre, mas ainda não usava adidas. Passamos a usar adidas no segundo semestre na Taça Guanabara (que não valeu como primeiro turno naquele ano- foi um campeonato a parte) e o no campeonato carioca (vencido pelo Fluminense)até o Brasileiro de 1992. Depois passamos a usar Umbro e etc… até voltarmos à parceria vitorisa com a adidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *