O mais querido do Brasil. Por quê? Você já deve ter ouvido falar que o Flamengo é o mais querido do Brasil. Você sabe por quê?

Sinceramente eu nunca tive interesse em ir atrás dessa informação, mas agora com o blog, resolvi conhecer um pouco mais sobre essa história de ser o mais querido do Brasil.

Quem é mais novo, talvez pense que o título de “Mais querido do Brasil” tenha a ver com a quantidade de torcedores que temos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas não tem nada a ver com isso. Tudo surgiu de uma disputa particular, na cidade do Rio de Janeiro, entre o Flamengo e um time preto e branco, também conhecido como Vice.

O mais querido do Brasil – a história

o mais querido do brasil

Muro da Gávea com a inscrição “O mais querido do Mundo”

A história abaixo é contada na Flapédia (enciclopédia oficial do Flamengo).

Foi em 1927 que o Flamengo ganhou outra importante disputa com o Vasco.

Tudo aconteceu quando o Jornal do Brasil lançou um concurso para escolher “O Clube mais querido do Brasil“.

O vencedor levaria a “Taça Salutaris”, troféu de cerca de um metro e meio, banhado em prata, oferecido por uma engarrafadora de água mineral do mesmo nome.

O procedimento do torcedor era levar o rótulo do produto preenchido com o nome do seu time na sede do Jornal do Brasil. Ao final quem tivesse mais votos, Flamengo ou Vasco, ganhava o concurso.

Simpatizantes dos dois clubes mobilizaram-se para a batalha. Os portugueses encheram sacolas e mais sacolas de rótulos. Por serem comerciantes tinham maior poder aquisitivo é claro. Mas os Rubro Negros não se deram por vencidos e brilhantemente reverteram o golpe português, que saiu pela culatra.

No dia da apuração, disfarçados (com escudinhos do Vasco na lapela e sotaque lusitano) receberam os cupons dos “patrícios” e despejaram tudo fora. No começo, nas latrinas do prédio do jornal e mais tarde , no poço do elevador.

Saiu o resultado e a “Salutaris” é levada em triunfo para a Praia do Flamengo, onde se segue um longo e debochado carnaval. Os vascaínos protestam , fazem questão de divulgar o episódio, achando que com isso iriam estragar a reputação Rubro Negra. Mas outra vez o tiro sai pela culatra e o cartaz do Flamengo só faz aumentar.

A história oficial é essa.

Mas hoje o título de Mais querido do Brasil cai como uma luva, já que temos, realmente, a maior torcida do Brasil, então somos, de direito, não somente o mais querido da cidade do Rio de Janeiro e sim o mais querido do Brasil.

Se gostou, compartilhe e deixe seu comentário.

O mais querido do Brasil. Por quê?
Rate this post
facebook

Sempre Flamengo

Torcedor fanático do Flamengo. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.

Deixe uma resposta