A medonha primeira rodada da Série A.
Foto: Divulgação |
CONTRAPÉ: Não apenas pelos resultados ou pelos poucos gols marcados nesta primeira rodada, mas o nível técnico geral dos jogos iniciais do Brasileirão foi extremamente baixo.
Dos 20 times, nada mais, nada menos do que 12 saíram de campo sem anotar ao menos uma vez. Não fossem as produções ofensivas e destacadas de Santa Cruz e Palmeiras, que marcaram quatro gols cada nos respectivos triunfos sobre Vitória e Atlético-PR, a situação seria ainda mais patética para o principal campeonato disputado no país.
A média de 1,4 gol por jogo é um escárnio, retrato evidente do nível técnico dos atletas que atuam no Brasil. E essa média vem caindo ano após ano, como já abordei aqui por várias vezes. É um momento muito complicado.
Os erros de arbitragem colaboraram também para os poucos tentos anotados. São Paulo e Sport marcaram gols que foram anulados sem o menor cabimento. Pior, neste caso, para o time do Recife, que se viu muito prejudicado ao ter validado um gol de Vinicius na derrota para o Flamengo. O São Paulo ao menos venceu e o gol de Centurión não fez falta. O Palmeiras teve pênalti não marcado contra o Atlético-PR e outros tantos equívocos ocorreram.
Dos 10 jogos da rodada, três terminaram empatados e sete tiveram vencedores. Destes, apenas dois foram vitórias de clubes fora de casa: o São Paulo contra o Botafogo e o Fluminense diante do América-MG. Apenas um campeão estadual venceu: o Santa Cruz.