Basquete – veja como foi a atuação de Didi Louzada no Pré-Olímpico que garantiu vaga em Paris
PAULO COSTA: O basquete brasileiro fez história e conseguiu a tão sonhada vaga nas Olimpíadas ao derrotar a Letônia por 94 a 69, na casa do adversário, na cidade de Riga, pela final do torneio Pré-Olímpico.
Você precisa saber
- Basquete brasileiro garante vaga nas Olímpiadas ao derrotar a Letônia
- Didi Louzada é o único representante do Flamengo entre os jogadores
- Brasil está no grupo B das Olímpiadas, ao lado de França, Alemanha e Japão
Sendo assim, o ala Didi Louzada, único dos 12 atletas que jogam no Flamengo, vai representar o Brasil nas Olimpíadas. Veja abaixo como foi a performance do jogador no Pré-Olímpico, que teve atuação crucial na defesa contra Filipinas, na semifinal.
Estreia – Brasil x Montenegro
A seleção comandada por Aleksandar Petrović iniciou a trajetória no torneio vencendo o Montenegro por 81 a 72. O camisa 7 do Brasil, Didi, atuou por cerca de sete minutos e teve dois rebotes, um turnover e duas faltas. Bruno Caboclo foi o grande nome da estreia, com 25 pontos, nove rebotes e três tocos, seguido por Marcelinho Huertas, que registrou 17 pontos.
Derrota para Camarões
Na segunda partida no Pré-Olímpico, a seleção teve um apagão e foi derrotada para Camarões por 77 a 74, mas chegou a ficar 20 pontos atrás no placar e flertar com a eliminação. Nos minutos finais, o Brasil se recuperou e diminuiu a diferença para ficar em primeiro na chave. Didi teve atuação fraca e ficou apenas quatro minutos em quadra, com um rebote e uma falta. Leo Meindl, com 19 pontos, e Lucas Dias, com 16, foram os principais nomes brasileiros no duelo.
Defesa avassaladora pra cima de Filipinas
Na semifinal do torneio, o Brasil teve Filipinas pela frente. A seleção tomou 22 a 12 no primeiro quarto e conseguiu diminuir um pouco a diferença nos 10 minutos seguintes. Porém, foi no terceiro período que o jogo se decidiu, com o time limitando o adversário a apenas seis pontos e fazendo 24.
A virada de chave na partida foram as entradas de Didi e Georginho De Paula, que fizeram uma defesa sufocante no ataque de Filipinas. Foi a melhor atuação do jogador do Flamengo no torneio, que teve 23 minutos em quadra, três pontos, quatro rebotes, uma roubada de bola e um plus/minus de +19, ou seja, o time brasileiro venceu por uma diferença de 19 pontos enquanto o ala esteve em quadra.
Vitória e sonho conquistado
Na decisão diante da Letônia, que decidia o Pré-Olímpico em casa, o Brasil teve uma atuação magistral. As coisas deram certo logo no primeiro período, quando a seleção fez incríveis 34 a 11. Depois, foi só manter o ritmo forte e administrar o placar para fechar o resultado em 94 a 69 e garantir a vaga em Paris. Diante dos europeus, Petrovic utilizou pouco Didi, que ficou em quadra por três minutos.
VAMOS PRA PARIS 🇧🇷🇧🇷🇧🇷❤️❤️❤️🥺🥺🥺 sem palavras pra descrever esse momento !!!!
— Didi Louzada (@Didi) July 7, 2024
Grupos das Olímpiadas no basquete masculino
Com o sucesso em Riga, o Brasil garantiu vaga no grupo B, ao lado da anfitriã França, Alemanha e Japão. Apenas 12 seleções disputam as Olímpiadas no basquete. As duas melhores de cada chave passam de fase, além dos dois melhores terceiros colocados.
Grupo A:
Austrália
Grécia
Canadá
Espanha
Grupo B:
França
Alemanha
Japão
Brasil
Grupo C:
Sérvia
Sudão do Sul
Porto Rico
Estados Unidos