Estádio do Maracanã passa por reformulação no gramado.
Foto: GloboEsporte.com |
GLOBO ESPORTE: Depois de ser palco das finais do Campeonato Carioca, o Maracanã já está se preparando para receber as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto. Na terça-feira, o gramado do estádio começou a ser retirado para os Jogos. A operação foi finalizada nesta quarta-feira. O local será palco das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas e das Paralimpíadas e das finais do futebol.
Desde o dia 1º de março o Comitê Organizador dos Jogos assumiu o controle do Maracanã, mas cedeu o estádio para as finais do Carioca. Após o título do Vasco no domingo, o Comitê pôde iniciar a retirada do gramado para as operações da cerimônia de abertura das Olimpíadas, agendada para o dia 5 de agosto. O terreno, que foi nivelado, ganhou uma base para os ensaios das cerimônias dos Jogos.
O gramado teve de ser retirado porque não levaria sol por baixo da base que serve de palco para os ensaios da abertura. Uma operação de 24 horas recolocará o campo no estádio após a abertura para os jogos de futebol. A grama utilizada será do mesmo tipo da usada na Copa do Mundo de 2014 e já está crescendo em uma fazendo de Saquarema. Responsável pelo gramado, a Greenleaf tem parceria com a empresa espanhola que cuida do Camp Nou (estádio do Barcelona).
A entrega total do Maracanã para o consórcio responsável pela administração acontecerá apenas em dezembro, mas ainda está em discussão a possibilidade da realização de jogos do Brasileirão no estádio a partir de outubro, quando terminarem as Paralimpíadas Rio 2016. Depois dos eventos a gestão volta a ser compartilhada até a devolução total em dezembro.