Filipe Luís explica decisão por utilizar Léo Ortiz de volante no clássico contra o Fluminense
PAULO COSTA: Filipe Luís trouxe uma novidade na escalação do Flamengo contra o Fluminense: a utilização de Léo Ortiz como volante, diferente de como o atleta atuou nas duas partidas anteriores, que foi em sua posição original de zagueiro. Com isso, Fabrício Bruno voltou a fazer dupla com Léo Pereira, que não teve boa atuação no clássico.
Você precisa saber
- Filipe Luís explica decisão por utilizar Léo Ortiz de volante
- Ortiz voltou a atuar na posição em jogava com Tite, no meio de campo
- Filipe escalou Léo Ortiz nas duas primeiras partidas como zagueiro
Na entrevista coletiva depois do jogo, Filipe Luís revelou que seu plano de jogo era ter Léo Ortiz na construção de jogadas pelo meio, para quebrar a primeira linha de marcação do Fluminense.
“Como falei na entrevista que a gente venceu, nós temos zagueiros de seleção brasileira. Não só o Léo Ortiz e o Fabrício, mas o Léo Pereira poderia perfeitamente, e o David Luiz foi muitos anos da seleção brasileira. Imaginei um jogo hoje que uma entrada do Léo na construção que me daria uma melhor saída de jogo nessa posição, e eu conseguiria romper a pressão do Fluminense. Nesse primeiro bloco alto que eles fazem, pelos jogos que a gente estudou. Claro que faltou ajustar um pouco mais a posição dele”, iniciou.
“Talvez ele não estivesse posicionado do jeito que eu gostaria que ele estivesse. Acabou que não deu certo. A responsabilidade é toda minha. Se o time tivesse sido determinante na área, estaríamos falando que teria dado certo. Não deu certo, e eu assumo a responsabilidade dessa decisão. O Léo é fundamental para mim, importantíssimo, assim como é o Fabrício. Eu quero que eles compitam porque vão crescer. Vou ver quem vai estar melhor para começar no domingo”, acrescentou.
Alcaraz leva suspensão do STJD
Nesta sexta-feira (18), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou a confusão que ocorreu no final da partida entre Corinthians e Flamengo, no dia 1º de setembro, pela 25ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, Alcaraz foi expulso após troca de empurrões com os adversários.
Denunciado por agressão, no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Alcaraz foi julgado por “desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido“. Com isso, o meia argentino pegou quatro jogos de suspensão.
No entanto, a medida vale apenas para a competição em que ocorreu o caso, ou seja, no Brasileirão. Sendo assim, o jogador está liberado para atuar na semifinal da Copa do Brasil, no domingo (20), contra o Corinthians.
Próximos compromissos do Flamengo
Sem tempo a perder, o Flamengo precisa juntar os cacos porque já no domingo (20), a equipe decide a vida na Copa do Brasil. Às 16h, na Neo Química Arena, o Rubro-Negro tem pela frente o Corinthians, pelo segundo jogo da semifinal do torneio. A equipe de Filipe Luís joga por um empate para avançar à final.
No Campeonato Brasileiro, o Mais Querido volta a campo no dia 26 (sábado), em duelo contra o Juventude, às 19h, no Maracanã, pela 31ª rodada.