Flamengo anuncia patrocínio da Flamagas.
Marc Puig, dono da Flamagas – Foto: Miquel Benitez/Getty Images |
ESPN: Nesta quinta-feira, o Flamengo confirmou o acordo de patrocínio com a empresa espanhola Flamagas, de propriedade dos Puig, uma das famílias mais ricas do país europeu. O grupo vai estampar sua sua marca nos números da camisa rubro-negra durante 45 dias, com estreia marcada para o jogo contra o Figueirense, dia 12 de junho, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. O valor não foi informado.
O logo que será colocado será o dos isqueiros Clipper, famosos na Europa por serem os oficiais dos gigantes Barcelona e Real Madrid. Além do patrocínio na camisa e a criação de produtos licenciados, os investimentos da marca acontecerão também nas redes sociais.
“O Flamengo anuncia mais um patrocínio associado ao licenciamento de produtos com um dos maiores players no segmento de isqueiros no mundo. Temos convicção que o Flamengo, como maior plataforma de mídia futebol, apresentará a todos os brasileiros, da forma mais rápida e eficiente possível, a qualidade dos produtos Clipper”, destacou José Sabino, vice-presidente de marketing do clube da Gávea.
“O Flamengo já conseguiu proporcionar a diversas empresas ganho de market share e conhecimento de marca em todo território nacional e temos certeza que, com um líder global como a Clipper, não será diferente”, completou.
A marca, líder na produção de isqueiros recarregáveis, virou febre na Europa (onde foi criado o termo Clippermania) com sua forma icônica redonda e produtos colecionáveis. Agora, decidiu investir fortemente no mercado brasileiro e escolheu o Flamengo como principal parceiro, apostando na força do clube de maior torcida do país.
O gerente da Clipper, Màrius Roca, está confiante com a parceria:
“O Flamengo representa uma grande oportunidade neste momento de introdução da Clipper no mercado brasileiro, tanto por sua história, quanto por ter uma torcida completamente apaixonada”, afirmou.
Quem são os donos da Clipper
Desconhecida no Brasil, a Flamagas é famosa na Europa por fabricar os isqueiros de Barça e Real, e também por pertencer a uma das família mais tradicionais (e “luxuosas”) da Espanha: os Puig, ligados há mais de um século aos produtos de beleza.
Fundada por Antonio Puig i Castló em Barcelona, em 1914, a Puig originalmente operava nos setores de moda e perfumaria. Multinacional gigantesca, é dona de marcas como Nina Ricci, Carolina Herrera e Paco Rabanne, além de Jean Paul Gaultier e Valentino – também possui partes de grifes como Prada e Comme des Garçons.
Atualmente, a companhia produz cerca de 8% de todo o perfume do mundo: aproximadamente 330 milhões de unidades. Também está por trás de gigantescos desfiles de moda em todo o mundo, já que é dona de diversas marcas famosas.
A Puig emprega mais de 5 mil pessoas, vende seus produtos para 140 países e tem renda líquida anual de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões). Sua sede, localizada em L’Hospitalet de Llobregat, na Catalunha, é um dos prédios mais modernos da Espanha, com desenho do premiado arquiteto Rafael Moneo e uma estátua feita pelo escultor Joan Miró decorando a porta de entrada do edifício.
“A Puig é um orgulho para a Catalunha e para a Espanha”, definiu o Rei da Espanha, Felipe VI, em 2014, quando a Torre Puig foi inaugurada – à época, Felipe era príncipe.
Quem comanda a empresa hoje é Marc Puig, neto do fundador. Homem de negócios habilidoso, ele diversificou os negócios da Puig e adquiriu a Flamagas, transformando a companhia em uma gigante, principalmente depois de conseguir os direitos de fabricar os famosos isqueiros Clipper com as marcas de Barça e Real Madrid.
O sucesso é tanto que, em 2014, a Flamagas, nova patrocinadora do Fla, faturou 88,5 milhões de euros (R$ 355,6 milhões, na cotação atual), maior valor de sua história. Isso representou um aumento de 10% sobre 2013, e um incrível crescimento de 46% em relação a 2008.
A companhia ainda fabrica outros produtos, como artigos de papelaria, eletrônicos e utensílios de maquiagem.
Além de businessman de sucesso, Marc Puig também gosta de ostentar uma vida de luxo e é amigo de diversas celebridades, como a cantora Shakira e o ator Antonio Banderas, já que é um dos responsáveis por dar pitacos nas fragâncias da dupla.
O tio de Marc, Enrique, também dirigiu a empresa da família e curtia tudo o que os ricos gostam, como roupas caras, relógios de luxo, jantares em restaurantes famosos e esportes da nobreza. Era na vela que os Puig tinham sua grande paixão, já que a família patrocinou a Copa do Rei da modalidade de 1984 a 2006. Enrique também foi diretor do Yacht Club de Barcelona e do Salão Real de Esportes Náuticos.
Os Puig, inclusive, tem um barco de competição famoso, o “Azur de Puig”, que disputa as grandes etapas do circuito mundial de vela. Uma das tribulantes usuais é a Infanta Cristina, filha mais nova do Rei Juan Carlos I, que esteve no poder até 2014.