Flamengo aposta na experiência para virar sobre Mogi.
Foto: Gilvan de Souza |
GLOBO ESPORTE: Foco. Essa foi a palavra mais repetida por José Neto ao tentar explicar a derrota para Mogi por 83 a 77, segunda-feira, no ginásio do Tijuca, e analisar o que o Flamengo precisa fazer na quarta partida da série, sábado, às 14h10, no interior paulista, para sair de uma situação que o clube nunca esteve nas últimas quatro temporadas. Atual tricampeão do NBB, os rubro-negros jamais precisaram reverter uma série de playoff para se manterem vivos na competição. Mas como tudo na vida sempre tem uma primeira vez, o comandante da equipe carioca acredita na classificação e mostrou muito bom humor para resumir a difícil situação do time carioca nas semifinais.
– Eu falei para eles que esse jogo não definia a série, que não nos levaria à final e nem nos tiraria dele, mas que era um jogo chave. Agora já está configurado que a única coisa que muda é só temos uma opção. É que nem viagem econômica de avião, quando chega a comida é aquilo que tem, ou você come ou fica com fome. Não tem outra opção, e agora lá será a mesma coisa. Ou vencemos ou estamos fora do campeonato. Mas eu acredito muito no elenco que nós temos, montamos esse grupo não só para ganhar em casa, mas fora também. Infelizmente não aproveitamos essa oportunidade que tivemos no Tijuca e sabemos que eles vão entrar no próximo jogo com muita moral por vários aspectos. Estão vindo de uma vitória fora de casa, diante de um time que na teoria era o favorito e vão jogar para fechar a série diante de sua torcida. Temos que tirar o foco de tudo isso e ir para lá para buscar uma vitória que nos mantém vivos na competição. E temos essa condição, agora é focar bem no que temos que fazer, colocar em prática, principalmente nossa defesa, que precisa ser mais consistente durante a maior parte do tempo, e estarmos preparados – afirmou José Neto
Mas não foram apenas os erros do Flamengo que causaram a primeira derrota do time rubro-negro em casa nesses playoffs. Para José Neto, o adversário também teve seus méritos na vitória, principalmente nos minutos finais.
– Acho que foram as duas coisas. Existiram algumas falhas nossas que eles souberam aproveitar, e não podemos achar que vamos ficar errando e isso não vai acontecer, porque sabemos que vai. Mogi é um time brioso e de muita qualidade. Apesar de não ter uma rotação tão grande, eles têm uma intensidade muito alta e sabíamos disso. Agora temos que focar no jogo quatro para saber o que temos que fazer. Se ficarmos pensando apenas que a série pode acabar não vamos conseguir fazer nosso jogo e nem atingir nosso objetivo. Acho que playoff é assim, temos que pensar em um jogo de cada vez. Nós sempre fizemos isso muito bem, mas hoje pecamos em alguns aspectos e deixamos de fazer isso – explicou o técnico do Flamengo.
Neto não esconde que a situação do Flamengo é delicada, mas se agarra justamente na vasta experiência de seu elenco para acreditar que o atual tricampeão nacional é capaz de arrancar a vaga e chegar à sua quarta decisão seguida.
– Conto bastante com a experiência desses jogadores. São atletas que têm uma bagagem muito grande para não achar que já perdemos. Temos que ter um espírito vencedor, mesmo sabendo de todas as condições adversas que teremos pela frente. Como o fato deles jogarem em casa e poderem fechar a série, além de saber que tem muita gente torcendo para isso acontecer. Tudo isso pesa, mas temos que manter o foco naquilo que podemos fazer de bom que é buscar uma vitória e seguir vivo na série – afirmou.