Flamengo bate recorde de participações seguidas em Libertadores
COLUNA DO FLA: Atual campeão da Libertadores, o Flamengo vai em busca do tetracampeonato da competição continental em 2023. Esta será a sétima participação seguida do Rubro-Negro no torneio mais relevante da América, feito jamais atingido anteriormente em toda a história do clube.
Desde 2017, o Flamengo é presença garantida na Libertadores da América, tendo dois títulos e um vice-campeonato nesse período. Além das finais disputadas, o Rubro-Negro soma uma eliminação na fase de grupos e duas nas oitavas de final.
Vale destacar que, agora, o Flamengo figura como o segundo clube brasileiro com mais participações na Libertadores. Nas últimas oito edições da competição continental, o Rubro-Negro esteve presente em sete. Palmeiras é o primeiro no ranking, com oito.
Em 2023, o Flamengo é visto novamente como um dos favoritos ao título, mas passa por momento delicado. Após início de temporada longe do esperado, os bastidores do clube esquentaram, e o técnico Vítor Pereira, mesmo com respaldo da diretoria, encontra-se ‘na corda bamba’ no comando da equipe carioca.
O Flamengo divide o posto de maior campeão brasileiro da Libertadores com São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras, todos com três títulos. Dos cinco citados, apenas o Rubro-Negro e o Alviverde disputam a edição desta temporada. O Fla ainda conta com motivação extra para o torneio: o Maracanã.
A ‘casa’ do Flamengo foi escolhida pela Conmebol para ser o palco da final da Libertadores. Em votação no Conselho da entidade máxima do futebol sul-americano, ficou decidido que o ‘Templo Sagrado’ vai sediar a decisão continental em 11 de novembro.