Flamengo não perde para o Madureira há 16 anos
MUNDO RUBRO-NEGRO: Por André Antunes
Com duas vitórias em dois jogos disputados na Taça Guanabara, o Flamengo se prepara para mais um compromisso pelo Campeonato Estadual. Depois de golear a Portuguesa-RJ por 4 a 1 no último domingo, o Flamengo enfrenta o Madureira no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na próxima quarta (18). E o Mais Querido defende uma invencibilidade de 16 anos contra o adversário.
Tradicional time do estado do Rio de Janeiro, o Madureira não vence o Flamengo desde 2007. Curiosamente, a última vitória do Tricolor Suburbano sobre o Rubro-Negro foi no primeiro jogo da final da Taça Guanabara daquele ano, com gol do volante Maicon, que tempos depois se destacou pelo Grêmio.
No entanto, no segundo jogo da final, o Flamengo conseguiu levantar o troféu após vencer por 4 a 1 no Maracanã, com gols do centroavante Souza (2x), Renato Augusto e Renato Abreu. 2007 também reservou outra das 14 vitórias do Madureira na história do confronto. Na primeira fase da Taça Guanabara o time do subúrbio Carioca goleou o Flamengo por 4 a 1, com quatro gols do atacante Marcelo.
Desde a derrota no jogo de ida da final da Taça Guanabara de 2007, Flamengo e Madureira se enfrentaram 16 vezes. Foram 12 vitórias do time da Gávea e quatro empates; a última vez em que o Madureira conseguiu tirar pontos do Mengão foi em 2015, há sete temporadas, o que mostra a subida de patamar do clube.
Retrospecto geral entre Flamengo e Madureira
Desde o primeiro jogo em 1934, amistoso que terminou empatado em 2 a 2, Flamengo e Madureira se enfrentaram em 150 ocasiões, com ampla vantagem rubro-negra. Até hoje foram 108 vitórias do Flamengo, 28 empates e 14 vitórias do Madureira.
Assim, nos 150 duelos, o Mais Querido marcou 408 gols e sofreu 136. Ou seja, o Mengão tem uma média de 2,72 gols marcados por jogo contra o adversário, uma ótima estatística.
Último confronto
A última vez que os dois times se encontraram foi em 2022, pela sétima rodada da Taça Guanabara. Assim, sob o comando de Paulo Sousa, o Flamengo precisou correr atrás do resultado. Isso porque o Madureira, jogando em casa no Conselheiro Galvão, abriu o placar aos dois minutos, com Ygor Catatau..
Mas na segunda etapa o Flamengo conseguiu impor seu jogo e venceu de virada, com gols de Everton Ribeiro e Willian Arão.