Flamengo negocia com Renato Gaúcho

Técnico Renato Gaúcho – Foto: Bruno Haddad
Em meio ao turbilhão de polêmicas envolvendo o nome de Rogério Ceni nesta sexta-feira (09), surge a informação de que a diretoria do Flamengo abriu conversas com o técnico Renato Gaúcho para assumir o comando da equipe, segundo o jornalista Patrick Cohen em seu twitter (veja abaixo). A decisão partiu após reunião do presidente Rodolfo Landim com o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e o diretor-executivo Bruno Spindel.
Informação que recebi de agora: Renato Gaúcho está negociando com o Flamengo.
— Patrick Cohen (@Patrick_cm97) July 9, 2021
O nome de Renato, no entanto, não é consenso internamente. Com polêmicas recentes e recusa ao rubro-negro duas vezes ainda na gestão encabeçada por Landim, sua contratação divide opiniões na Gávea. Mas a falta de opções no mercado e a moeda brasileira desvalorizada fazem com que a busca por técnico europeu neste momento seja inviável para a diretoria. A seu favor, pesa o fato de o treinador conhecer o elenco rubro-negro e poder assumir o comando de forma mediata, visando os próximos jogos, principalmente, a disputa do mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil, torneios estes já conquistados por Portaluppi.
Pablo Raphael, do portal “Urubu Interativo”, ainda acrescenta que o nome do treinador tem grande aceitação entre os jogadores do Flamengo:
O parceiro do portal @urubuinterativo, @PabloRaphaelRUA, tem a informação de que o nome de Renato Gaúcho teria uma aceitação grande entre os jogadores do Flamengo…
— Wesley Ramon (@_ramonwesley) July 9, 2021
Vale destacar que a multa rescisória de Rogério Ceni junto ao Flamengo é de R$ 3 milhões, e que, segundo o novo regulamento da CBF, os clubes só estão autorizados a trocar de técnico apenas uma vez para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ou seja, caso a demissão de Rogério se concretize o rubro-negro irá, obrigatoriamente, com seu novo treinador até o término da competição, ou com Maurício Souza, treinador sub-20.
Renato foi alvo recente do Corinthians, chegando a abrir conversas, mas que culminou em recusa ao clube alvinegro pela ausência de prospecção de reforços para a disputa de títulos. Segundo informações do jornalista Diogo Dantas, do jornal “O Globo”, o técnico está aguardando o Flamengo para, finalmente, realizar o seu sonho. E para isso, estaria disposto a reduzir significativamente o seu salário, anteriormente na casa de 1,5 milhão no Grêmio.