Flamengo, quais são as tuas convicções?
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo |
LIVRO A NAÇÃO: Antes de entrar no tema Carioca 2017, cabe uma manifestação de opinião sobre o fato de Eduardo Bandeira de Mello chefiar a delegação brasileira que disputará a Copa América 2016. A aproximação com a CBF neste momento deve ter como único assunto estratégico, no que cabe ao Flamengo, o tema de definição das datas da Primeira Liga dentro do Calendário 2017 da entidade. Quanto às regras de Governança e Gestão da CBF, bacana! É uma causa nobre, ponto. Eu, pessoalmente, dou um voto de confiança ao Presidente do Clube de Regatas Flamengo para usar esta ida à Copa América como ponto estratégico para o interesses do Flamengo no que tange este assunto. Mas, presidente, estaremos de olho!
Quanto ao Calendário 2017: rumores dão conta que a única parte que falta entrar em acordo com a Rede Globo para a definição do contrato de transmissão do Carioca 2017 é o Flamengo. E os mesmos rumores afirmam que as conversas para finalização do acordo estão avançadas. Pois bem… Qual o formato do Campeonato Carioca 2017? Quantas datas estarão disponíveis? Quem disputará a Primeira Liga 2017? Quando a CBF fechará o Calendário de 2017 e oficializará o aval para a realização do torneio? Antes de que haja a definição de questões básicas como estas, o Flamengo não pode assinar qualquer contrato!
Por fim, ainda espero compreender de forma mais clara quais são as verdadeiras convicções institucionais do Flamengo. Qual a estratégia perante a FERJ? Pelo discurso oficial, só se disputou o Carioca 2016 por causa da Globo, certo? E qual será a postura frente ao Carioca 2017? Não é cedo para se pensar nisto, por mais distante que o próximo Estadual esteja. Temos que ter certeza de quais são estas convicções desde já!
Talvez seja hora de parar e relembrar tudo que aconteceu. Buscar na lembrança cada interferência de Eurico Miranda, cada ponto de discórdia a respeito de Sócio-Torcedor, de Maracanã, de interferência sobre os resultados de Bilheteria, de interferência sobre as transferências de cotas de recurso da Globo…
Há muita gente querendo fazer parecer que tudo se resumiu a problemas pessoais entre os presidentes de Fla e Flu e o presidente da Federação, que foi só ego, que foi apenas caprichos do orgulho. A estratégia de auto-defesa da canalhice brasileira é sempre a mesma, em qualquer esfera, em qualquer luta. São as convicções rubro-negras que estão sobre a mesa! E sobre a FERJ, já se sabe que são sempre as mesmas coincidências.
Em paralelo a tudo isto: as cinco primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro definirão todo o ano. Dirá em que fatia estaremos e sob quais condições. Possivelmente até os rumos dentro das quatro linhas nos próximos anos. Daqui para frente, o futebol do Flamengo irá à base do ou 8 ou 80.
SRN
Marcel Pereira