Flamengo quer usar ginásio das Olimpíadas na final do NBB.
![]() |
Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP |
UOL: Construído especialmente para os Jogos Rio-2016, o conjunto de arenas do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, situado na Barra da Tijuca, pode ser inaugurado antes do início do grande evento – em agosto. Se avançar à decisão do NBB, a liga nacional de basquete profissional, o Flamengo pretende mandar suas partidas em um dos aparatos do espaço. A equipe rubro-negra já tem até o preço a pagar por isso: R$ 30 mil.
O valor foi fechado entre clube e Comitê Organizador Rio-2016. O ginásio utilizado seria a Arena Carioca 2, sede das competições de judô, lutas e bocha paraolímpica durante os Jogos. A adaptação do espaço para o basquete seria responsabilidade do Flamengo, que levaria piso e tabelas, e não comprometeria o cronograma de preparação para as Olimpíadas.
Além do acerto com o comitê, o Flamengo precisou de um aval da TV Globo, parceira oficial e detentora dos direitos de transmissão do NBB, para usar a arena com capacidade para 10 mil pessoas. A emissora trabalha em parceria com a organização da Liga para avalizar os locais das finais.
Por fim, foi necessário alterar a lista de ginásios admitidos pelo NBB. O torneio indicava oito locais como aptos a receber a decisão, mas os clubes podiam fazer adições a essa lista. Os dois ginásios inicialmente considerados no Rio de Janeiro eram a HSBC Arena e o Maracanãzinho, mas ambos estão em fase final de ajustes para a Rio-2016.
Sem os dois tradicionais lugares no período de 21 de maio e 11 de junho, o Flamengo sugeriu ao comitê organizador a possibilidade de usar outra arena olímpica.
A possível final na arena serviria como evento-teste para os Jogos. As partidas da série melhor de cinco – Flamengo pode mandar até três em casa – seriam as únicas com lotação máxima entre todas as competições preliminares realizadas no Parque Olímpico.
Para que o desejo de ter um jogo em uma arena olímpica se realize, no entanto, o Flamengo precisa inverter uma situação delicada nas semifinais do NBB. O time está perdendo a série semifinal – melhor de cinco – por 2 a 1 e encara o próximo duelo na casa do adversário, em Mogi das Cruzes, no sábado (14).