Flamengo sob medida.
Guerrero comemorando gol com jogadores do Flamengo – Foto: Armando Paiva/AGIF |
BOTECO DO FLA: Sorín
Ok… O Flamengo não fez aquela partidaça de encher os olhos. Ainda mais levando em conta todos os titulares que não jogaram pelo Botafogo. Mas de qualquer forma ganhamos, garantimos a vaga na semifinal da Taça GB, seguimos mantendo intacta nossa temporada Ostentação 100% (que me lembre um monte de clube dos grandes já deu um ou mais tropeços na temporada. E todo mundo jogando na maioria das vezes contra a nanicada espalhada do Oiapoque ao Chuí).
Em algum momento cheguei a comentar com meu filho que o Flamengo estava dando uma acionada no Modo Estadual Modorrento pela primeira vez no ano em jogos oficiais, e justo no clássico. Podemos até incluir nisso aquela infantilidade na hora do primeiro gol dos adversários. Quem apita é o juiz, motivo pelo qual aqueles caras nas laterais do campo são conhecidos como auxiliares. Mesmo se a vitória acabasse não vindo, ontem seriam ferimentos leves e sem muita interferência na campanha. Mas se é em jogo decisivo, e em competição mais importante… Bem, melhor nem pensar nisso.
Uma lástima tudo que ocorreu do lado de fora. É horrível admitir, mas estou muito desanimado e achando que o caminho inevitável para a babaquice do jogo de torcida única vai sendo traçado de forma irreversível. A culpa é das organizadas? Dos infiltrados nas organizadas? Da polícia? Do momento de crise atravessado pelo estado? Nenhuma das alternativas. A culpa total e absoluta é das autoridades. Só elas podem ainda reverter esse caminho que faz chegar aonde os clássicos em São Paulo já chegaram. E nem é tão difícil assim.
Sobre o jogo, ontem sim há um elemento que serve para acionarmos não o alerta vermelho, mas um amarelo de atenção. Sofremos certa pressão, até com bola na trave, de um time composto em sua maioria por reservas e jogadores novos. Essa semana mais dois jogos que não servem para testar muita coisa: América-MG e Madureira, ainda que a campanha desse último venha sendo até razoavelmente consistente. E pouco a pouco a data da estréia na Liberta vai se aproximando. Não é crítica ao trabalho do Zé Ricardo. Continuo achando que estamos no caminho certo.
Ah… Aos antis que frequentam o Boteco, Botafogo está de parabéns pelo visual do Engenhão. Ficou bem legal. Uma pena que o presidente de vocês esteja ficando maluco, querendo fazer cosplay de Eurico Miranda e arrumando motivo dia sim e o outro também para dar faniquito e arrumar discórdia com o Flamengo.
PETISCOS
#VelhasTradições – Apesar de andar meio em desuso, ontem rolou e eu entrei bem cedo para acompanhar o Flamengo x Botafogo da molecada. Valeu ter me adiantado. Até mesmo porque serviu para evitar o caos reinante do lado de fora.
#SemEngenhão – Ainda sobre o Projeto de Eurico que preside o Bota, agora disse que o Flamengo está proibido de jogar no Engenhão, até mesmo se o jogo for contra o Botafogo. O Tio Bandeira e o resto da Smurfada nem vai dormir depois dessa. Prevejo Final do Carioqueta sendo disputada na Guiné Bissau ou qualquer outro lugar mais distante.