Gustavo Assunção é outro volante avaliado pelo Flamengo
TORCEDORES: Por Wilson Pimentel
Em busca de reforços para atender aos pedidos do técnico Vítor Pereira, o Flamengo não conseguiu a contratação de Mateus Uribe. Porto, atual equipe do uruguaio, dificultou as negociações, e o volante, por enquanto, ficou em Portugal.
O Torecedores.com apurou que outro jogador em atividade no futebol português também está despertando o interesse do treinador rubro-negro: Gustavo Assunção, do Famalicão. O volante de 22 anos tem feito boas atuações pelo time de João Pedro Souza.
A janela de transferências fecha no dia 4 de abril e o Flamengo tem pressa para fechar a contratação. Isso porque, o técnico Vítor Pereira deseja a chegada de um jogador para suprir a saída de João Gomes, que foi negociado com o Wolverhampton, da Inglaterra.
Tudo indica que o Famalicão voltará a ter dores de cabeça com o assédio do Flamengo. Essa não é a primeira vez que a diretoria rubro-negra tenta a contratação do meio-campista. Em 2022, por exemplo, ele também foi pedido pelo ex-técnico Paulo Sousa.
Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente do Famalicão, Joaquim Jorge Alves da Silva, está disposto a ouvir uma proposta do Flamengo. O dirigente, porém, não deve negociar o jogador por qualquer valor.
Isso porque, Gustavo Assunção tem multa rescisória fixada em 50 milhões de euros (R$ 280 milhões, na cotação atual). O valor é considerado inviável para qualquer clube brasileiro. Seu contrato com o Famalicão vai até junho de 2025.
DNA de craque
Gustavo é filho de Paulo Assunção, ex-jogador que brilhou com as camisas do Porto e Atlético de Madrid entre 2005 e 2012. O volante tem tripla cidadania: brasileira, espanhola e portuguesa. Ele, portanto, pode escolher a equipe nacional que deseja defender no futuro.
Nascido em São Paulo, o jogador mudou-se para a Espanha, quando tinha apenas 15 anos. Na época, o meio-campista foi convidado para integrar a equipe sub-17 do Atlético de Madrid em junho de 2016.
Após ficar uma temporada treinado com o elenco comandado pelo técnico Diego Simeone, o atleta pediu para sair do clube e se transferiu para o Famalicão em 2019. Desde então, Gustavo Assunção é disputado pelas seleções de Espanha e Portugal.
Apesar disso, ele deseja atuar pela seleção brasileira. Mas, para que seu sonho se concretize será necessário atuar por uma equipe de ponta. Recentemente, Internacional e Palmeiras tentaram contratá-lo. Entretanto, o Famalicão recusou as investidas todas as vezes.