Jogador de basquete do Flamengo é confirmado em lista para o Pré-Olímpico em Riga
PAULO COSTA: O técnico Aleksandar Petrovic cortou mais dois nomes e definiu os 12 atletas que irão defender a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico de Basquete, que será realizado na cidade de Riga, na Letônia. O torneio garante uma vaga para os Jogos Olímpicos. A estreia será no dia 2 de julho, às 9h30 (horário de Brasília), contra Montenegro.
Você precisa saber
- Técnico de basquete do Brasil define os nomes para o Pré-Olímpico
- Didi Louzada, do Flamengo, está na lista de 12 jogadores
- Estreia do Brasil no torneio será na terça-feira (2), contra Montenegro
Didi Louzada é o único representante do Flamengo na lista. O armador Yago Mateus, que foi campeão mundial pelo Rubro-Negro em 2022, e que atualmente defende o Estrela Vermelha, da Sérvia, também está entre os 12 nomes. O armador Alexey Borges e o ala-pivô Tim Soares foram cortados neste domingo (30) e deixam o grupo após três semanas de treinamento.
“Quero primeiro agradecer ao Alexey e ao Tim pelos treinos, por todo esforço e dedicação. Sinto que estamos prontos para o Pré-Olímpico. Trabalhamos tudo, testamos variações e conhecemos os adversários“, disse o técnico Petrovic.
Há cerca de duas semanas, Gabriel Jaú e Gui Deodato, ambos do Flamengo, estavam em período de treino com os outros companheiros de seleção mas também foram cortados. Além dos dois jogadores do Rubro-Negro, o armador Elinho Corazza, do Corinthians, que foi eleito o melhor armador da temporada do NBB, seguiu o mesmo caminho e foi retirado da sequência para o Pré-Olímpico.
Uma vitória e duas derrotas na preparação
No período de preparação para o Pré-Olímpico, a seleção fez três amistosos: venceu a Polônia por 91 a 75, perdeu da Croácia por 91 a 81 e caiu para a Eslovênia de Luka Doncic por 86 a 80.
Como funciona o Pré-Olímpico
A competição será disputada entre os dias 2 e 7 de julho e conta com 24 países que brigam pelas últimas quatro vagas nos Jogos Olímpicos. O torneio é divido em quatro cidades: Piraeus, na Grécia, Riga (Letônia), Valência (Espanha) e San Juan (Porto Rico).
Divididos em seis grupos (dois por cidade), os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase eliminatória entre as cidades. Na fase inicial, a Seleção Brasileira terá pela frente Montenegro, na próxima terça-feira (2), às 9h30 (horário de Brasília) e Camarões, no dia 4 de julho, às 13h30 (Brasília).
Nossos 12 em busca do sonho olímpico em Riga!
Seleção Brasileira definida para o Pré-Olímpico que começa no dia 2, às 9h30, contra Montenegro, ao vivo na ESPN!
Huertas
Yago
Raulzinho
Georginho
Didi
Benite
Leo Meindl
Gui Santos
Lucas Dias
Caboclo
Mãozinha
Cristiano Felicio pic.twitter.com/ysmfuxKcds— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) June 30, 2024
Se avançar, o Brasil terá Geórgia, Letônia ou Filipinas como adversários em busca da conquista do Pré-Olímpico. Seleções como Espanha, Eslovênia, Grécia, Lituânia e Itália, estão em outros grupos e não cruzam o caminho do time brasileiro.
Vale lembrar que no último Pré-Olímpico, o Brasil chegou até a final mas foi derrotado por 75 a 64 para a Alemanha, atual campeã do mundo.
Jogadores convocados para o Pré-Olímpico
Armador:
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago dos Santos – Estrela Vermelha-SRB
Raulzinho – Free agent
Ala-armador:
Georginho – SESI Franca
Vitor Benite – Zunder Palencia-ESP
Ala:
Leo Meindl – Tokyo-JPN
Didi Louzada – Flamengo- BRA
Gui Santos – Golden State Warriors-EUA
Ala-pivô:
Lucas Dias – Sesi Franca-BRA
Bruno Caboclo – Partizan-SRB
Pivô:
João Marcelo “Maozinha” – Free Agent
Cristiano Felicio – CB Granada-ESP