Não perca nenhum lance do Mengão!

Receba as últimas notícias, análises táticas e informações exclusivas do Flamengo diretamente em seu e-mail.
Seu acesso VIP será enviado para seu mail!

Convite Liberado

Já estamos na sua caixa de entrada!
quarta-feira, 23 outubro, 2024

O gênio do futebol e da matemática: Zico

Três anos após o fracasso de 1950 nasceu o maior presente para o Maracanã. Zico, o maior ídolo do Flamengo.
03 de março de 2017
Zico, eterno camisa 10 do Flamengo, sorrindo – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

A história do Clube de Regatas do Flamengo é repleta de conquistas, “seja na terra, seja no mar”, de certo que muitos heróis tiveram participações fundamentais nesta escrita. Mas hoje, especificamente 03 de março de 2017, estamos celebrando o sexagésimo quarto aniversário daquele que foi e sempre será o maior ídolo da nação rubro-negra. Senhor Arthur Antunes Coimbra, ZICO.

Zico nasceu de família humilde, cresceu entre irmãos craques de bola e irmã professora. Filho do alfaiate senhor Antunes e da Dona Mathilde. Todos incentivadores e fãs incondicionais do Arthurzico, assim carinhosamente chamado. Depois ficou apenas Zico, pequeno menino,  reconhecido por sua humildade como pessoa, de uma grandeza sem limites. Um nome capaz de arrebatar crianças, adolescentes, senhores, brasileiros, japoneses, italianos, turcos, enfim, uma marca, um homem, um ídolo para o mundo. Um mundo que se acostumou com suas jogadas geniais.  Gênio dos gols, dribles, cobranças de faltas, lançamentos, do mais refinado tratamento com a bola. Uma bola igual para todos, democraticamente sem distinção, porém, alçada ao protagonismo por um jogador genial. Sim, após o toque do jogador, todas as atenções estão voltadas para a bola. Qualquer jogada vista como espetacular depende da plasticidade de movimento do jogador e do percurso feito pela “esfera”. Tremular bandeiras, estourar o grito de gol significa vê-la ultrapassando a linha de fundo, especificamente entre os dois postes verticais e o horizontal, famoso travessão. Acompanhar esta trajetória é o ato de assistir e torcer. Os trajetos da bola impressos pelo Zico eram inconfundíveis, uma verdadeira aula de matemática, onde reta, parábola, elipse, etc., faziam parte do seu amplo e inesgotável repertório. Uma matemática incalculável e indecifrável até mesmo para Blaise Pascal, Isaac Newton, Albert Einstein, Leonhard Euler, Arquimedes e outros grandes matemáticos. Zico era um matemático inconteste, ímpar com a sua capacidade de literalmente buscar números e ângulos. Estudou muito, treinou e aperfeiçoou sua teoria matemática de que uma bola, lançada a pequenos pontos internamente próximos aos ângulos retos (90 graus), formados pelos encontros das balizas, acarretaria na maior explosão já presenciada pelo homem, vista sobre a resultante em vermelho e preto. GOOOOOOOOOOL DO FLAMENGO! O famoso golaço. Um dos experimentos foi feito e comprovado em novembro de 1987. Coitado do Santa Cruz!

Quantos de nós rubro-negros, flamenguistas, somos e nos tornamos torcedores do mengão por conta do Zico? “É falta na entrada da área, adivinha quem vai bater? É o camisa dez da gávea!” Já dizia Jorge Ben Jor.

Hoje, assistimos a seus vídeos, suas resenhas e privilegiados o vemos no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, sua eterna casa, no mês de dezembro, numa jornada solidária. Um homem que percorreu o mundo, pertencente à Rua Lucinda Barbosa 7, Av. Borges de Medeiros 997, Av. Pres. Castelo Branco, portão 3, Av. Miguel Antônio Fernandes 700 e as dezenas de milhões de corações rubro-negros, apaixonados e gratos ao ídolo maior, ZICO.

Parabéns Zico, D. Sandra, famosa e reconhecida companheira de tantos anos, filhos Júnior, Bruno e Thiago, nascidos no auge da genialidade, quando as conquistas vinham em cascata de espetáculos. Somando 6 + 4 = “Dez é a camisa dele. Indivíduo competente o galinho! Tem peixe na rede do… choveu na horta do Mengão! Zico!” (narração do inesquecível Valdir Amaral). Parabéns Flamengo!

SAUDAÇÕES A TODOS!

HENRIQUE MORAES – TERESÓPOLIS – RJ

Leia também:
Carregar mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *