O que está errado?
Foto: Divulgação |
FLAMENGO RJ: Antigamente víamos times sem estrutura nenhuma, aparelhos ultrapassados e desgastados pelo tempo, treinando na praia, somente a Gávea para treinar, sem CT, salários atrasados, processos trabalhistas e vários outros motivos que fariam qualquer um acreditar se tratar de um clube amador e que jogasse as últimas divisões do futebol brasileiro.
E mesmo com todos estes fatores este clube formou grandes atletas, venceu títulos e mais títulos e conquistou a maior torcida do mundo. E sempre víamos adversários dizendo a seguinte frase: “imagine este clube organizado, a potência que será”.
Sempre pedimos para deixar de ler notícias em páginas policiais, sempre pedimos para deixarmos de ser chacotas e chamados de caloteiros aos quatro cantos do mundo. Pedíamos que o dinheiro do futebol deixasse de financiar os esportes olímpicos, e que os mesmos fossem auto suficientes para andar com as próprias pernas, e assim o futebol poderia ter maiores investimentos.
E não é que nosso pedido foi aceito! Hoje somos noticias no New York Times como modelo financeiro em meio à crise mundial, ganhamos prêmios de gestão a todo ano, premiados como modelo de transparência, salários em dia, CT moderno que ao final do ano estará pronto, aparelhos modernos de última geração que consegue analisar até o pentelhesimo da molécula de um atleta, estrutura profissional para qualquer jogador poder desempenhar muito bem as suas funções.
Mas então o que falta para conseguir ganhar o que outros que não tiveram nada disso no Flamengo ganharam? O que falta para estes jogadores do elenco atual saberem o que sofre um torcedor ao sair de casa, (e hoje a distância é enorme para acompanhar o clube de coração), ver seu time literalmente andar em campo e parecer mais perdido que cachorro caído de caminhão de mudança.
O torcedor que vê seu filho de 10 anos praticamente desistir de ver o jogo ao seu lado porque o time dele é tão ruim que não conseguiria ganhar do time da escola dele, que prefere ir para o vídeo game porque não tem um jogador em campo que o faça bater uma bola sozinho na rua e imaginar ser este jogador.
O que mais falta para estes atletas terem a ALMA e o SANGUE rubro-negro nas veias?
Confesso que minha vontade era de escrever diversos palavrões direcionados a todos os (i)responsáveis pelo momento atual do nosso futebol, mas resolvi tentar entender o que falta? Falta a atmosfera de um Maracnã? Falta aquela empatia com o torcedor? Falta ser recebido com festa nas cidades por onde anda? Falta conhecer a história do Flamengo?
O jogador para poder dar certo no Flamengo não precisa ser craque, não precisa ser gênio, precisa saber que tem que correr mais que o adversário, precisa saber que tem que sair na mão com o zagueiro para fazer o gol, precisa ralar a bunda no chão e levantar a torcida com RAÇA, AMOR E PAIXÃO. Ele tem que saber que a história do Flamengo foi moldada com remadores que lutaram pela vida ao ver seu primeiro barco afundar e mesmo assim construir outro e enfrentar novamente o mar para se tornar CAMPEÃO.
Ele tem que saber que se faltar técnica, que a garra vai suprir esta deficiência e que 40 MILHÕES de vozes vai continuar empurrando para a vitória, é necessário saber que mesmo o maior jogador da história deste clube ficava horas e horas após o treino, cobrando faltas mesmo sozinho e sem luz para poder em campo ajudar seus companheiros a vencer.
O cara que vier jogar aqui tem que saber que o mesmo torcedor que o cobra é o mesmo que vai te abraçar nos momentos dificeis se você lutar pela bola como se fosse um prato de comida. Não é difícil saber como se tornar ídolo deste clube, difícil é você ter coragem de vestir este MANTO SAGRADO e honrá-lo com seu sangue se necessário.
O Flamengo nunca contratou ídolos, os nossos ídolos foram moldados dentro do clube na base da porrada, na base da luta, da garra e da raça de seus torcedores. Muitos feitos em casa e muitos que aqui chegaram e logo perceberam que se tratava de um outro mundo, aquele que soube encarnar o pobre torcedor que se apertava na geral e nas arquibancadas para justamente torcer e empurrar o time de seu coração.
Enquanto este elenco atual não entender e não sentir na pele o que é torcer pelo Flamengo, nunca serão vencedores aqui. Eles precisam de uma verdadeira aula de flamenguismo puro, justamente o flamenguismo e entrega que vemos no time de basquete, hoje o único e verdadeiro ORGULHO DA NAÇÃO!
FLAMENGO, TUA GLÓRIA É LUTAR!
SRN!
Marcelo Neves