Pet relembra gols de falta pelo Flamengo: ‘O ano de 2001 foi fantástico’

Imagem: Divulgação
Clara Santos e Lucas Mazzini: Se tem uma coisa que o torcedor do Flamengo tem motivo para reclamar é o tempo que o time costuma ficar sem marcar um gol de falta. Nesta sexta-feira (14), o Rubro-Negro completou 516 dias sem acertar uma cobrança do tipo. O último foi com Arrascaeta, em fevereiro do ano passado. Porém, o time da Gávea já teve um especialista muito experiente no quesito: Dejan Petković.
O que você precisa saber:
- Flamengo está há 516 dias sem marcar um gol de falta
- Arrascaeta foi o último a marcar um gol de falta pelo Flamengo no dia 23 de fevereiro de 2022, pelo Campeonato Carioca
- Pet revela segredo do sucesso para maestria nas cobranças de falta
Em entrevista exclusiva ao Fla Resenha, Petkovic explicou como era sua rotina de treinos e o que foi fundamental para que conseguisse ter tanto sucesso no quesito que hoje é um problema para o Flamengo.
“A minha rotina de falta era treinando quase todo dia. Eu treinava bastante. E talvez por causa disso, eu tive um bom aproveitamento. Acho que independente de dom, o trabalho é muito mais importante, para que quando você tem a oportunidade, possa fazer diferente. Por isso, eu treinava falta demais.
O ano mágico de 2001
Em toda sua história, os gols de falta sempre foram marcantes para o Flamengo, principalmente quando lembramos de um nome: Arthur Antunes Coimbra, o ídolo Zico. E foi dessa forma que o Rubro-Negro conquistou títulos importantes no ano de 2001, como o Campeonato Carioca e a Copa dos Campeões, tendo Pet como o responsável por dois golaços antológicos, que são lembrados até hoje.
“O ano de 2001 foi fantástico. Foi pra mim, assim, fundamental. Foi a comprovação do meu talento, dedicação, esforço e profissionalismo. O ano foi muito bom profissionalmente, apesar de todos os problemas que a gente teve, como falta de pagamentos. Mas mesmo assim, foi um ano maravilhoso”, relembrou Pet.
Os gols especiais
O dia 27 de maio de 2001 ficou marcado no coração de qualquer flamenguista. Vasco e Flamengo se enfrentavam pela final do Campeonato Carioca num Maracanã lotado. Aos 43 do segundo tempo, a torcida do Vasco, que perdia o jogo por 2 a 1, mas mesmo assim ainda estava levando o título, já gritava o grito de campeão na arquibancada. Porém, um gringo resolveu acabar com a festa vascaína. Dejan Petkovic cobrou uma falta precisa e perfeita para levar os flamenguistas à loucura e garantir o título para o Rubro-Negro diante do maior rival.
20 ANOS!
27/05/2001. O gol que marcou história. Petkovic contra o Vasco, aos 43 minutos do segundo tempo.
Caminha Pet. Apontou, atirou, entrou… #GolDoPet20Anos pic.twitter.com/iAOrTicVQD
— Fla Galaxy (@FlaGalaxy) May 27, 2021
Quase dois meses dois, no dia 11 de julho do mesmo ano, Dejan Petkovic repetiria a história. Na final da Copa dos Campeões contra o São Paulo, mesmo com a derrota de 3 a 2, o Flamengo ficou com o título por conta de mais um gol histórico de falta marcado pelo sérvio.
Há quem diga que o gol do Pet na final da Copa dos Campeões de 2001 foi Déjà vu do gol contra do Vasco na final do estadual daquele ano. O que você acha?
🎥Rede Globo
✍️Patrimônio Histórico do #CRF ❤️🖤#MuseuFlamengo pic.twitter.com/WA6meDF3gp— Flamengo (@Flamengo) July 11, 2023
Marcado na história do Flamengo, Petkovic escolheu o seu gol preferido entre essas duas pinturas.
“Claro que o gol aos 43 minutos do segundo tempo no campeonato carioca é o mais importante. Até porque se não tivesse feito esse contra o Vasco, nós não estaríamos na Copa dos Campeões. Por isso é mais importante”, finalizou.