Raio-X do Flamengo. Até aonde podemos chegar?
Imagem: Divulgação |
VAI QUE TÔ TE VENDO: O Campeonato Brasileiro começa no próximo sábado (14) e a expectativa da campanha que Flamengo pode fazer já faz com que a torcida rubro-negra sinta um misto de desconfiança e o tradicional otimismo, que lhe é bastante peculiar.
Até aonde pode chegar o Mengão com as atuais peças?
A julgar pelas últimas participações na competição, o retrospecto é desanimador. Desde que foi campeão, em 2009, o Flamengo só fez boa campanha em 2011, quando terminou o torneio na quarta posição, garantindo vaga na Copa Libertadores do ano seguinte.
Para 2016, um elenco considerado acima da média em relação aos rivais. Mesmo contando com bons nomes, o primeiro semestre do Flamengo foi decepcionante. No Estadual, foram poucas as partidas que merecem destaque. Algumas goleadas sobre pequenos e a vitória sobre o Fluminense por 2 a 1 na primeira fase foram os destaques. No mais, inconstância, sequência do jejum diante do Vasco e a eliminação nas semifinais.
O Flamengo também disputou a Copa da Primeira Liga no início da temporada e, assim como no Cariocão, o rendimento do time ficou longe do esperado pela torcida. Após uma boa primeira fase, com uma vitória convincente contra o Galo, no Mineirão, eliminação para o Atlético-PR na semifinal. Na Copa do Brasil, três partidas até aqui: duas derrotas para equipes da Série C do Campeonato Brasileiro – Confiança-SE e Fortaleza, com quem o Fla ainda tem o jogo da volta.
ELENCO
Goleiros:
Paulo Victor
Alex Muralha
Daniel
Thiago
Laterais:
Rodinei
Pará
Jorge
Chiquinho
Zagueiros:
Wallace
Rafael Dumas
Juan
Léo Duarte
Meias:
Canteros
Márcio Araújo
Willian Arão
Cuéllar
Everton
Ederson
Alan Patrick
Mancuello
Atacantes:
Marcelo Cirino
Gabriel
Emerson Sheik
Nixon
Guerrero
Thiago Santos
Felipe Vizeu
Fernandinho
CARÊNCIAS
Não é de hoje que o principal problema do Flamengo é o setor defensivo. No Brasileirão do ano passado, o Flamengo sofreu 53 gols e só não teve o pior número da competição pois os rebaixados Vasco e Avaí foram vazados mais vezes.
Para 2016, o Fla promoveu o retorno do zagueiro Juan, que se mostrou fundamental na primeira metade do ano. No entanto, seu companheiro Wallace não consegue agradar a torcida, muito marcado pela torcida após um péssimo 2015
O Flamengo admite publicamente a necessidade em contratar pelo menos dois zagueiros: um para ser titular e outro para compor o elenco, que atualmente conta com apenas quatro atletas para a posição, sendo dois deles considerados muito jovens.
PONTOS FORTES
O Flamengo pode até não ter funcionado como o esperado no início de 2016, mas as peças do elenco da parte do meio para frente do campo são interessantes.
Ainda na parte de marcação, Cuéllar e Arão formam uma dupla pouco contestada. Na criação, quando o time é escalado no 4-3-3, Mancuello é o único responsável pela criação. No 4-4-2, esquema preferido por boa parte da torcida, Alan Patrick ou Ederson completam o setor.
O ataque, além da unanimidade de Paolo Guerrero, tem nomes importantes como Everton, Sheik e Marcelo Cirino.
EXPERIÊNCIA NO BANCO
O Fla será dirigido por um especialista em conquistar o Brasileirão de pontos corridos: Muricy Ramalho já tem quatro troféus do torneio disputado neste sistema de competição. No São Paulo, foi tricampeão (2006,2007 e 2008) e no Fluminense, em 2010, mais uma vez o paulista deu a volta olímpica. Já contestado por parte da torcida em decorrência de algumas decisões no primeiro semestre, busca a sua quinta taça do Brasileirão
Saudações Rubro-Negras,
Victor Gammaro