Não perca nenhum lance do Mengão!

Receba as últimas notícias, análises táticas e informações exclusivas do Flamengo diretamente em seu e-mail.
Seu acesso VIP será enviado para seu mail!

Convite Liberado

Já estamos na sua caixa de entrada!
quarta-feira, 23 outubro, 2024

Ronaldinho Gaúcho recebe título de Cidadão Honorário do Rio.

Assis, que também jogou no futebol carioca durante os anos 90 e foi outro a receber a honraria.
06 de abril de 2017
Foto: Divulgação

FUT RIO: Craque dentro e fora dos campos, Ronaldinho Gaúcho pode levar o nome de sua terra natal no apelido, mas a partir de agora é Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. O jogador, de 37 anos, recebeu nesta quarta-feira (5) a Medalha Pedro Ernesto, a principal comenda da cidade, em solenidade promovida na Câmara dos Vereadores. Ao lado de R10, esteve seu irmão e empresário, Assis, que também jogou no futebol carioca durante os anos 90 e foi outro a receber a honraria.

No Rio, Ronaldinho defendeu as camisas do Flamengo, entre 2011 e 2012. e do Fluminense, em 2015. Apesar de uma passagem relativamente curta, sempre manifestou seu carinho pela Cidade Maravilhosa. À imprensa, o agora mais novo cidadão ilustre da cidade se disse emocionado com a medalha recebida e deu a entender que o fim de sua carreira profissional pode estar próximo, já que entrou em campo pela última vez há um ano e meio, justamente pelo Flu:

– É maravilhoso, um dia de muita emoção. Sempre amei o Rio e receber essa homenagem me deixa muito feliz. A gente vai anunciar o que vai acontecer dentro de algum tempo, em alguns dias a gente vai divulgar. Mas eu já estou velho, coroa (risos). Ando numa correria tão grande que não dá nem tempo de sentir saudade da bola porque são muitos projetos e muitas viagens pelo mundo todo. Por enquanto, está tudo tranquilo.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Felipe Michel (PSDB), ex-jogador de futebol e que mantém projetos sociais voltados ao esporte. Ele destacou o talento e a trajetória vitoriosa dos irmãos dentro das quatro linhas, mas também a responsabilidade social de ambos, fora delas.

– É um dia importante para o Rio. O Ronaldinho tem uma história maravilhosa no futebol e também fora de campo, mas que ele não divulga. Ele não é carioca, mas escolheu ser, morar aqui. O Assis, como ex-jogador e empresário, também merece as homenagens, por escolher o Rio para desenvolver seus projetos. A homenagem teve moção de aplauso, a Medalha Pedro Ernesto e o título de Cidadão Honorário. É barba, cabelo e bigode. É um dia marcante também para mim, como ex-atleta e por estar completando 40 anos de idade – disse.

O deputado estadual Carlos Osório (PSDB) também enalteceu a importância de ter Ronaldinho e Assis homenageados, como uma forma de retribuição aos serviços prestados pelos dois:

– Tivemos um evento espetacular e que reconhece a importância de dois cidadãos para a cidade, que representam o espírito e a alma do Rio. Juntos, eles jogaram por todos os grandes clubes daqui (NR: Ronaldinho atuou apenas por Flamengo e Fluminense, enquanto Assis defendeu somente Vasco e Fluminense). Hoje, a cidade pôde retribuir o que fizeram, seja em campo ou nos projetos sociais. Hoje, o nome do Ronaldinho mudou; não é mais Ronaldinho Gaúcho, é “Ronaldinho Gaúcho do Rio de Janeiro”.

Melhor jogador do Mundo duas vezes (2004 e 2005), Ronaldo de Assis Moreira conquistou inúmeros títulos, como uma Copa do Mundo, uma Copa das Confederações e uma Copa América, com a Seleção Brasileira, além de uma Libertadores com o Atlético (MG) e uma Liga dos Campeões da Europa com o Barcelona (ESP). No Rio, ganhou o Campeonato Carioca de 2011, pelo Flamengo. Já Assis teve a carreira baseada em clubes do exterior, mas ganhou títulos no Brasil, como três Campeonatos Gaúchos e uma Copa do Brasil com o Grêmio (RS).

Leia também:
Carregar mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *