Seleção Brasileira de basquete é convocada para as Olimpíadas com o ala Didi, do Flamengo – veja a lista
PAULO COSTA: Após se classificar no Pré-Olímpico com uma grande vitória sobre a Letônia, dentro da casa dos europeus, o técnico Aleksandar Petrovic anunciou a lista dos convocados para as Olímpiadas de Paris 2024.
Você precisa saber
- Seleção Brasileira de basquete é convocada para as Olimpíadas
- Didi, do Flamengo, é um dos nomes da lista
- Aleksandar Petrovic convocou 14 nomes mas vai precisar cortar dois
Yago Mateus e Raulzinho se machucaram durante o Pré-Olímpico. Sendo assim, Petrovic divulgou a lista com 14 nomes mas só 12 disputam o torneio, com isso, dois serão cortados. Alexey Borges e Elinho Corazza são as opções caso a dupla de armadores não se recupere a tempo dos Jogos Olímpicos.
Ala do Flamengo, Didi Louzada está confirmado na lista do torneio. O jogador teve atuação crucial na defesa diante de Filipinas na semifinal do Pré-Olímpico.
Antes de iniciar as Olímpiadas, os jogadores se apresentam no dia 17 em Zagreb, na Croácia, para um período de treinos. Antes de estrear no torneio, o Brasil terá um amistoso de portões fechados com o Canadá, sem transmissão.
Atletas convocados para as Olimpíadas
Armador:
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Free Agent
*Alexey Borges – Free Agent
*Elinho Corazza – Corinthians
Ala-armador:
George de Paula – SESI Franca
Vitor Benite – Free Agent
Ala:
Léo Meindl – Tokyo-JPN
Gui Santos – Golden State Warriors -EUA
Didi Louzada – Flamengo
Ala-pivô:
João Marcelo “Mãozinha” – Free Agent
Lucas Dias – SESI Franca
Pivô:
Bruno Caboclo – Partizan Belgrado-SRB
Cristiano Felício – Granada-ESP
Olimpíadas
Com o sucesso no Pré-Olímpico, o Brasil garantiu vaga no grupo B, ao lado da anfitriã França, de Alemanha e Japão. Apenas 12 seleções disputam as Olímpiadas no basquete. As duas melhores de cada chave passam de fase, além dos dois melhores terceiros colocados.
A estreia da seleção será no dia 27 de junho, contra os donos da casa. No dia 30, a equipe tem a Alemanha pela frente. O Brasil encerra a fase de grupos em duelo com o Japão, no dia 2 de agosto.
Vai ser aqui 🔥
Brasil x 🇫🇷🇩🇪🇯🇵 pic.twitter.com/Y77OuEKfRv
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) July 11, 2024
Pra ficar de olho
França
Na estreia, com a França, a seleção terá o grande desafio de parar Victor Wembanyama, eleito o novato do ano na NBA. Com cerca de 2,24m de altura, o pivô do San Antônio Spurs é considerado um jogador geracional e pode causar estragos na defesa de Aleksandar Petrovic.
Além de Wemby, a França também conta com Rudy Gobert, pivô do Minnesota Timberwolves e eleito quatro vezes o melhor defensor da temporada na NBA. Sendo assim, as Torres Gêmeas são a grande preocupação do Brasil.
Alemanha
Atual campeã mundial, a Alemanha chega com moral após superar seleções como Sérvia e Estados Unidos no torneio. Dennis Schroder, experiente armador da NBA, é um dos grandes nomes da equipe, assim como o jovem Franz Wagner, do Orlando Magic.
Japão
Se tudo correr sem surpresas, o Japão deve brigar com o Brasil pela classificação do terceiro lugar. A seleção conta com dois jogadores de destaque para ficar de olho: Rui Hachimura, do Los Angeles Lakers, e Yuta Watanabe, do Memphis Grizzlies.
Grupos das Olímpiadas
Grécia
Canadá
Espanha
Grupo B:
França
Alemanha
Japão
Brasil
Grupo C:
Sérvia
Sudão do Sul
Porto Rico
Estados Unidos