Sem contar Belo Horizonte, Flamengo tem a segunda maior torcida de Minas Gerais

Torcida do Flamengo no Mineirão – Foto: Alexandre Vidal
Por Vinicius Paiva
Saiu hoje (18/10/21)) o detalhamento da pesquisa de torcidas realizada pelo Jornal O Tempo no estado de Minas Gerais. Segundo a pesquisa, a maior torcida de Minas Gerais é a do Cruzeiro (26,51%), seguido pelo Atletico-GM (19,97%) e o Flamengo. Até aí, nenhuma novidade.
O choque está no que representam os 11,85% de mineiros que se intitulam rubro-negros. Vejamos:

Maiores torcidas de Minas Gerais – Foto: Reprodução
Os números absolutos em Minas (5,5 milhões de cruzeirenses, 4,1 milhões de atleticanos e 2,5 milhões de flamenguistas) dão apenas noção parcial de uma grandeza que é escancarada de verdade quando excluímos os 6 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte da conta.
Na metrópole, a própria pesquisa diz: são 2,4 milhões de alvinegros (39,95%), 2,2 milhões de celestes (36,57%) e algo próximo de 100 mil flamenguistas (forçando alguma barra de considerá-los quase metade dos 4,06% de “outras torcidas” em BH).
Bom, agora a conta ficou fácil. Significa que, no grande estado de Minas Gerais sem sua região metropolitana – ainda assim um colosso populacional de mais de 14 milhões de habitantes, a maior torcida é a do Cruzeiro (3,3 milhões, 22% do total), a segunda, sim, é a do Flamengo (2,4 milhões, 16%) e só depois vem o Atlético-MG (1,7 milhões, 10%).

Faixa da torcida do Cruzeiro saudando a do Flamengo, a segunda maior do Estado – Foto: Reprodução
Aí viria a verdade extremamente inconveniente: o estado de Minas Gerais possui, na realidade, dois grandes fenômenos de popularidade: o Cruzeiro, maioria em grande parte dele, e o Flamengo, gigantesco em tantas regiões que torna a metrópole quase dispensável.
Já o Atletico-MG se configura apenas (o que, óbvio, não é pouco) como um fenômeno restrito a Belo Horizonte e suas fronteiras estendidas. Saindo delas, o Clube Atlético Mineiro, das intrínsecas relações com empresariado, bilionários e mecenas… definha.
Obviamente o jornal percebeu a grandeza de um forasteiro e a fraqueza de um local, dando seu jeito de “ocultar” parte da verdade, na forma da aglutinação das torcidas de fora sob a rubrica “outros times”. O impacto, especialmente sobre os atleticanos, ficaria menor assim.
Ranking completo:
1° Cruzeiro 26,51%
2° Atlético-MG 19,97%
3° Flamengo 11,85%
4° Corinthians 4,74%
5° América 3,50%
6° São Paulo 3,02%
7° Palmeiras 2,37%
8° Vasco 2,30%
9° Internacional, Grêmio e Santos (foram citados)