Não perca nenhum lance do Mengão!

Receba as últimas notícias, análises táticas e informações exclusivas do Flamengo diretamente em seu e-mail.
Seu acesso VIP será enviado para seu mail!

Convite Liberado

Já estamos na sua caixa de entrada!
quarta-feira, 23 outubro, 2024

Sócio-Torcedor do Flamengo completa 10 anos com cara de programa de ingressos

MUNDO RUBRO-NEGRO: Por Lucas Tinôco No último domingo (26) o programa de Sócio-Torcedor do Flamengo completou dez anos do seu sonhado lançamento, realizado na gestão de Eduardo Bandeira de Mello e com presença de Zico. Apesar de ser algo a se festejar, o ST pouco evoluiu desde então, passando por mudanças de nomes (hoje é […]
27 de março de 2023

Camisa do Flamengo no meio da torcida – Foto: Divulgação

MUNDO RUBRO-NEGRO: Por Lucas Tinôco

No último domingo (26) o programa de Sócio-Torcedor do Flamengo completou dez anos do seu sonhado lançamento, realizado na gestão de Eduardo Bandeira de Mello e com presença de Zico. Apesar de ser algo a se festejar, o ST pouco evoluiu desde então, passando por mudanças de nomes (hoje é “Nação“) mas com os mesmos defeitos.

Quando foi lançado, em 2013, o Sócio-Torcedor do Flamengo logo atingiu patamares animadores, com a equipe de marketing almejando a faixa dos 1,6 milhão de sócios, ancorando-se nos cerca de 6% dos torcedores do Benfica associados ao clube. Lembrando que o clube português segue, até hoje, sendo um exemplo com seu programa de ST.

Pouco após o lançamento, Bap, então vice-presidente de marketing, chegou a dizer que, em um primeiro momento, o Sócio-Torcedor do Flamengo precisava ser melhor para o clube do que para os próprios torcedores. À época fazia sentido, já que o Mais Querido sofria com o alto endividamento e poucos recursos. Acontece que, dez anos depois, esse “em um primeiro momento” nunca deixou de existir.

O programa passou por diversos altos e baixos nesse período. O seu auge aconteceu em 2019, quando o elenco badalado conquistou Campeonato Brasileiro e Libertadores e passou a marca de 150 mil sócios. Um número alto para os padrões brasileiros, mas apenas 10% da sonhada proporção em relação ao Benfica. Um ano depois, no entanto, esse número caiu pela metade muito por conta da pandemia e também pelos momentos ruins após a saída de Jorge Jesus.

Torcida do Flamengo vê o Sócio-Torcedor como o programa de venda de ingressos que ele é
Somente em meados de setembro de 2022 o clube voltou a alcançar patamares de antes da pandemia, sem chegar novamente ao seu recorde. A alavancagem do Nação, contudo, se deu nos períodos em que o Flamengo disputava fases importantes, de competições importantes. Essa é uma infeliz coincidência dos momentos de ápice nos números de sócios-torcedores.

Isso porque o número de associados sempre aumenta quando a equipe disputa quartas, semis e finais. Cientes de que a maior vantagem do Sócio-Torcedor do Flamengo é ter a preferência na compra de ingressos, os torcedores buscam se inscrever no programa para garantir presença nas partidas importantes.

Sem tantos benefícios relevantes, o ST mais parece um programa de venda de ingressos e o torcedor enxerga ele dessa maneira. Isso, portanto, influencia nos altos e baixos nos números de inscritos. Tende a ser sempre assim: se o time está em boa fase, disputando fases finais de torneios importantes, o número aumenta. Do contrário, ele reduz.

Poucos atrativos fazem com que o ST jamais atinja os patamares sonhados
Seja na era quebrada de Bandeira de Mello ou na rica e vencedora de Rodolfo Landim, fato é que o Sócio-Torcedor do Flamengo é muito pouco atrativo. Para além dos descontos e prioridades na compra de ingressos, os benefícios poucos são atrativos para a torcida, fazendo com que o Nação viva inconstante. Apesar disso, bilheteria + ST geraram mais de R$ 180 milhões em 2022, ajudando ao clube chegar aos R$ 1,2 bi de faturamento. Pelo segundo ano consecutivo as receitas com marketing e matchday superaram a arrecadação com transmissões e premiações.

Além disso, os valores elevados e ausência de um plano que contemple boa parte da Nação flamenguista, que é mais humilde, também impede que os sonhados patamares sejam atingidos. Soma-se a isso o fato de “escantear” outra boa parte da sua torcida: os off-Rio. Para quem mora fora do estado sede do Flamengo, não há o que realmente faça com que o torcedor se associe a bom gosto. Pelo contrário, quem o faz, é a contragosto, torna-se sócio apenas para ajudar a equipe.

E pior: mesmo após a equipe se reerguer e conquistar arrecadação bilionária, a equipe do ST ainda usa a mesma premissa do “ajude o Flamengo, vire Sócio-Torcedor” de dez anos atrás. E aos que podem pagar e aproveitam dos benefícios dos ingressos ainda restam filas longas e atendimento ruim.

Falta muito para o programa de Sócio-Torcedor do Flamengo se tornar, de fato atrativo. Para isso, chegou a hora de deixar a máxima de Bap para trás e se tornar tão bom para o torcedor quanto é para o clube.

Leia também:
Carregar mais
Comentários
2
Rodrigo
574 dias atrás
Acrescente a isso um fato que acabei de descobrir: Meu plano venceu agora no fim de Março e recebi uma mensagem que o plano foi automaticamente renovado. Existe uma caixa de opção da renovação automática no site do ST, porém a opção pra desmarcá-la não existe, já havia tentado fazer antes. Ao fazer contato com o SAC por whatsapp, pois não existe outra maneira, fui informado pelo atendente de uma cláusula extremamente picareta. Segundo ele a renovação automática por igual período ao da assinatura está no contrato do plano do sócio torcedor e caso não queira a renovação, o sócio deverá entrar em contato com o SAC 72 horas antes da expiração... agora to aqui com atendimento tentando cancelar essa renovação que não pedi e obter o estorno do valor que já foi cobrado no meu cartão de crédito. É muita sacanagem com o torcedor que faz um plano, incluir essas cláusula de letrinhas miúdas pra extorquir dele mais um trocado. Um clube com o tamanho e faturamento do Flamengo não precisa disso. Que vergonha! Os ditos dirigentes "profissionais" e antenados nas mais modernas práticas de negócios do mercado, colocando no programa de Sócio Torcedor "golpinhos" que empresas ja fizeram no passado e cansaram de ser punidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Responder
Responder para Rodrigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *
ARNALDO
575 dias atrás
Srn! Independente do PST hj ser um programa para compra de ingressos, aparentemente. Se fosse criado um PST de baixo custo para atender aos torcedores of rio, em especial os do norte e nordeste, com certeza chegaria rapidamente a marca de um milhão, e por consequência renderia muito dinheiro ao Flamengo.
Responder
Responder para ARNALDO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário *
Nome *