Camisa 10 da zaga – Léo Ortiz é o jogador com maior precisão de passes no Flamengo de Filipe Luís
PAULO COSTA: Uma das primeiras mudanças no início de trabalho de Filipe Luís no comando do Flamengo foi a saída de Fabrício Bruno para a entrada de Léo Ortiz na defesa. Os números mostram que a opção qualificou mais os acertos de passe da equipe.
Você precisa saber
- Léo Ortiz é o jogador com maior precisão de passes no Flamengo de Filipe Luís
- Zagueiro foi uma das principais mudanças do time do novo técnico
- Atacante convocado para seleção coloca Ortiz como mais difícil de passar
Titular absoluto desde 2023, convocado para a Seleção Brasileira de Dorival Júnior e um dos capitães do time, Fabrício parecia ter lugar intacto na equipe, porém, em dois jogos com Filipe Luís, Léo Ortiz lidera a lista de atletas com maior precisão nos passes.
O zagueiro, que já atuou como volante na era Tite, acertou 98/103 passes em duas partidas com Filipe Luís, o que lhe garante a primeira colocação da lista de atletas do clube no período.
O pódio de precisão nos passes ainda conta com o volante Erick Pulgar, que registrou 108/116 passes (93%), e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas (49/54, com 90% de acerto). Os números foram divulgados pelo portal “GE”.
Léo Ortiz em ação pelo Flamengo – Foto: Marcelo Cortes / CRF
Precisão no acerto de passes dos titulares de Filipe Luís
1º – Léo Ortiz – 98/103 – 95%
2º – Erick Pulgar – 108/116 – 93%
3º – Ayrton Lucas – 49/54 – 90%
4º – Léo Pereira – 85/95 – 89%
5º – Alex Sandro – 54/62 – 87%
6º – De La Cruz – 112/130 – 86%
7º – Gerson – 93/109 – 85%
8º – Wesley – 80/95 – 84%
9º – Rossi – 46/57 – 80%
10º – Arrascaeta – 86/109% – 78%
11º – Bruno Henrique – 41/54 – 75%
12º – Gabigol – 15/20 – 75%
*Números das partidas contra Corinthians e Bahia

Foto: Reprodução / Redes sociais Léo Ortiz
Elogiado por atacante da seleção
Novo zagueiro titular do Flamengo após a chegada de Filipe Luís, Léo Ortiz vem se destacando desde a sua chegada no Rubro-Negro. Prova disso é o fato do defensor ter entrado na lista de Igor Jesus, atacante do Botafogo e convocado para a Seleção Brasileira, como um dos atletas mais difíceis de ser marcado.
Em entrevista à ‘TNT Sports’, Igor Jesus respondeu um quiz onde precisava definir um Top-3 dos zagueiros mais difíceis de serem driblados. Por sua vez, o jogador do Botafogo escolheu Gustavo Gómez, do Palmeiras, Arboleda, do São Paulo e Léo Ortiz. Entretanto, na hora de eleger o mais difícil entre os três, o atacante alvinegro escolheu o jogador do Rubro-Negro.

Léo Ortiz fez gol na estreia pelo Flamengo – Foto: Reprodução/X/Conmebol Libertadores
Barrado por Ortiz, Fabrício Bruno é convocado para seleção
Além de Gerson, o Flamengo terá mais um representante na Seleção Brasileira. Isso porque, na tarde do último domingo (6), a CBF comunicou o corte do zagueiro do Real Madrid, Éder Militão, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. Sendo assim, Dorival Júnior convocou Fabrício Bruno para as partidas contra Peru e Chile.
A primeira convocação de Fabrício Bruno ocorreu em março, para os amistosos contra Inglaterra e Espanha. Na ocasião, o defensor foi titular nas duas partidas.
A segunda convocação ocorreu na Data Fifa de setembro. O zagueiro do Rubro-Negro havia sido chamado de forma parecida para substituir justamente Militão. Agora, em outubro, o caso se repete de novo, com Fabrício como reposição para o atleta do Real Madrid.