Flamengo aguarda STJD para definir mando contra o São Paulo.
Foto: Gilvan de Souza / Fla Imagem |
EXTRA GLOBO: O Flamengo ainda não sabe onde enfrentará o São Paulo, pela nona rodada do Brasileiro, no domingo, dia 19. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julga apenas na próxima segunda-feira o recurso do clube, que apresentará um plano de segurança reformulado para inverter a decisão do tribunal de interditar o estádio Mané Garrincha depois da confusão no jogo contra o Palmeiras.
Se o STJD considerar suficiente a apresentação do Flamengo, o clube manterá a partida para Brasília. Caso contrário, deverá sinalizar á CBF e a Federação do Rio outro local, que será Volta Redonda ou até Juiz de Fora (MG). No momento, a data está reservada para Brasília e há confiança que o caso será revertido. Serão apresentados vídeos, áudios e depoimentos do comandante da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, Coronel Vasconcellos, que dava o aval para a operação do jogo feita pelo Flamengo.
A partir do tumulto, que deixou feridos, o clube prometeu junto á Secretaria de Turismo do DF, que administra o estádio, colocar grades de proteção no entorno das torcidas organizadas e também nos corredores de acesso do estádio, onde aconteceu a briga. Se o STJD entender que a eficácia do novo plano vai ser vista na prática, libera o estádio.
Mesmo assim, os dois clubes foram denunciados pelo episódio lamentável. O Flamengo, mandante, responde pelo artigo 211, deixar de manter o local indicado para realização do evento com infraestrutura necessária para assegurar a plena segurança em sua realização, 213, deixar de prevenir e reprimir desordens e 191, deixar de cumprir obrigação legal e o regulamento da competição. A pena é multa e a perda de até dez mandos de campo. A diretoria do Flamengo não se pronunciou sobre a defesa e só o fará na segunda-feira.
O advogado Michel Assef Filho costura todas as provas a serem apresentadas ao STJD. Uma derrota no tribunal atrapalharia todo o plano do Flamengo, que na ausência do Maracanã decidiu usar Brasília como base para grandes clássicos. Para compensar a perda financeira de uma interdição mantida, Juiz de Fora foi colocado como opção. Mas a tendência é que Volta Redonda seja o destino do jogo contra o São Paulo se não houver sucesso no recurso.