Veja 5 sugestões de zagueiros brasileiros que atuam na Europa.
Zagueiro Leandro Castan atualmente defende o Torino – Foto: Valerio Pennicino/Getty Images |
BLOG DO RAFAEL REIS: Seu time está com problemas defensivos e precisará ir ao mercado em busca de reforços para o setor para a disputa do Campeonato Brasileiro, a partir do próximo mês?
Talvez seja legal ele dar uma olhada para o futebol europeu. Afinal, a valorização do zagueiro brasileiro, puxada pelo sucesso internacional de nomes como Thiago Silva e Marquinhos, fez com que muitos deles tentassem a sorte no exterior nos últimos anos. Só que nem todos conseguiram se firmar.
Listamos abaixo cinco zagueiros brasileiros que atuam hoje nos grandes centros da Europa, já demonstraram potencial, mas não vivem o melhor momento de suas carreiras. Até por isso, talvez estejam dispostos para retornar para casa ainda neste ano.
RHODOLFO
30 anos
Besiktas (TUR)
Vendido em 2015 ao futebol turco, o ex-jogador de São Paulo e Grêmio vinha bem no Besiktas até romper o ligamento do joelho, em fevereiro do ano passado. Desde que voltou, não teve sequência na equipe e passou a ser utilizado com frequência apenas em jogos da Copa da Turquia. Apesar de ainda ter um ano de contrato, deve ser liberado para defender outro clube a partir de junho.
DÓRIA
22 anos
Olympique de Marselha (BRA)
O zagueiro revelado pelo Botafogo e que pintou como uma das grandes revelações do futebol brasileiro há três anos já foi emprestado duas vezes (São Paulo e Granada) desde sua contratação pelo Olympique de Marselha, em setembro de 2014. Na atual temporada, começou como titular, chegou a ser testado na lateral esquerda, mas acabou perdendo espaço e virando reserva. Certamente, não está satisfeito com a situação, o que pode facilitar uma transferência.
LEANDRO CASTÁN
30 anos
Torino (ITA)
O ex-jogador do Corinthians ainda tenta retomar a melhor fase de carreira após uma cirurgia no cérebro que o deixou praticamente um ano parado, entre 2014 e 2015. Vinculado à Roma, Leandro Castán está emprestado desde o início da temporada ao Torino. Apesar de ter sido titular durante a maior parte do Campeonato Italiano, o brasileiro perdeu espaço na equipe depois de uma lesão muscular sofrida em janeiro e passou as últimas rodadas no banco de reservas.
ADERLAN SANTOS
27 anos
Valencia (ESP)
Praticamente desconhecido no futebol brasileiro, fez sucesso no futebol português vestindo a camisa do Braga e acabou contratado dois anos atrás pelo Valencia por 9,5 milhões de euros (R$ 31,6 milhões). Após uma boa temporada de estreia na Espanha, Aderlan afundou com a equipe alvinegra nos últimos meses e disputou apenas 12 partidas em 2016/17.
JARDEL
31 anos
Benfica (POR)
Um dos jogadores mais antigos do elenco do Benfica, defende o clube lisboeta desde 2011 e já foi até cotado para defender a seleção portuguesa. Até a temporada passada, formava com Luisão a dupla de zaga titular da equipe encarnada. No entanto, perdeu espaço nos últimos meses e tem disputado apenas partidas menores, válidas das copas nacionais.